Início » I Conferência da Mulher Advogada Acontece em Maceió

I Conferência da Mulher Advogada Acontece em Maceió

Foi aberta nesta quinta-feira (21) a primeira edição da Conferência Nacional da Mulher Advogada. Com a participação de mais de 900 advogadas e estudantes de Direito, a conferência acontece até esta sexta-feira (22) com temas relacionados aos desafios da mulher advogada na sociedade contemporânea. Durante a abertura foi exibido o documentário “Emancipação das Mulheres: uma Construção Conceitual” que trata das conquistas das mulheres em espaços públicos de poder. “Temos no Brasil 405 mil advogadas inscritas na OAB, praticamente a metade de 875 mil advogados brasileiros. Quantitativa e qualitativamente, a advocacia é mais forte e valorizada porque tem no seu seio esse contingente de colegas advogadas em todo território nacional. E finalmente a Ordem dos Advogados dá as boas vindas às advogadas brasileiras. As portas estão abertas para vocês mulheres que fazem toda diferença na valorização da advocacia”,  afirmou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ao declarar aberta a Conferência”. O discurso do presidente nacional foi seguido  pela fala da  Conselheira federal e Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Fernanda Marinela. Bastante emocionada, ela destacou que as mulheres advogadas têm responsabilidade, pois estão na linha de frente dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e outros. “Temos uma responsabilidade maior, pois temos a consciência da norma, da lei e da justiça. A resposta de hoje deve significar perguntas às futuras gerações. Estamos vivendo o nascimento do movimento Mais Mulheres na OAB”, destacou. Ela também ressaltou a importância de mais participação feminina na política. “Somos 52% do eleitorado nacional”. Ela disse, também, que a Conferência é um momento histórico. “Representamos quase 50% da advocacia nacional, então merecemos esta chance. Teremos debates importantes para todos os operadores do direito, mas é um marco porque a partir desta eleição vamos concretizar a mudança da Ordem com 30% de mulheres nas chapas. É momento de mobilização de todas as mulheres para assumirem seu espaço”, ressaltou. Ainda na Abertura  foi realizada uma homenagem às Advogadas que presidiram Seccionais da OAB ver (lista abaixo). A advogada Herilda Balduíno de Sousa e a Ministra Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Hilário Vaz, também foram homenageadas. Na ocasião, Marcus Vinicius recebeu da Câmara Municipal de Maceió a outorga da Comenda Pontes Miranda, em reconhecimento da cidade pela realização de atividades jurídicas de grande relevância. A comenda foi entregue pelo vereador Francisco Holanda. A palestra de abertura da a I Conferência Nacional da Mulher Advogada foi proferida pela Ministra Maria Elizabeth Teixeira, primeira mulher nomeada Ministra do Superior Tribunal Militar (STM), em 2007, e a primeira mulher a assumir a Presidência do STM, em 206 anos. Da OAB Nacional, participaram: o diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira; o conselheiro da OAB, Luiz Claudio Allemand; as conselheiras federais Ana Maria Carmem, Elisa Galante, Sâmia Barbieri e Valéria Lauande; o conselheiro federal Everaldo Patriota; o presidente da OAB-RO, Andrey Cavalcante; o presidente da OAB-MG, Luis Claudio da Silva Chaves, o presidente da OAB-AC, Marcos Vinicius Jardim. Também esteve no evento o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento da Advocacia, Felipe Sarmento. Entre as demais autoridades, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Janine Pires – que representou o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho; o secretário de estado Fábio Farias; o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Maria Helena Póvoas; o desembargador do TJ-AL, Washington Freitas; a deputada estadual Jô Pereira; o procurador do MPF, Rodrigo Tenório; o procurador-geral de Contas, Rafael Alcântara; o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira; a secretária da Mulher e de Direitos Humanos, Roseane Cavalcante; a diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, Laura de Lamônica; o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Sérgio Rocha e o vereador Francisco Holanda.  Receberam a homenagem:Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, que presidiu a OAB Piauí. Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, que presidiu a OAB Rio Grande do Sul. Sulamir Palmeira Monas de Almeida, que presidiu a OAB Amapá. Maria Helena Gargaglione Póvoas, que presidiu a OAB Mato Grosso. Maria Avelina Imbiriba Hesketh, que presidiu a OAB Pará. Estefânia Ferreira de Souza Viveiros, que presidiu a OAB Distrito Federal. Angela Serra Sales, que presidiu a OAB Pará. Elenice Pereira Carille, que presidiu a OAB Mato Grosso do Sul. Herilda Balduino de Sousa, advogada. Fernanda Marinela, advogada. Marcus Vinicius Furtado Coêlho presidente da OAB Nacional. Luis Cláudio da Silva Chaves, presidente da OAB Minas Gerais.