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OAB Alagoas inova e lança processo eletrônico

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) está passando por uma grande mudança. E essa mudança chega aos advogados nesta quarta-feira, dia 20 de maio. É o processo eletrônico que surge na busca de mais agilidade de forma simples e segura aproximando cada vez mais a Ordem de seus membros e da sociedade. A OAB Alagoas é a primeira do país a realizar uma mudança deste tipo. Com ela, os advogados poderão ter ainda mais celeridade nos processos administrativos, mobilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer tempo, além da redução da necessidade de deslocamento físico até a sede da Ordem. Para a sociedade o processo eletrônico irá facilitar na realização de requerimentos ou comunicação e transparência dos seus processos. “De onde você estiver, a qualquer momento, você pode acessar o portal da OAB e dar entrada em seus processos. A implantação do processo eletrônico representa mais um passo firmado no sentido de destacar o compromisso da atual diretoria com o advogado”, afirma o secretário-geral da Ordem Fábio Gomes. “O advogado terá toda à interação com a OAB, de forma direta e com a vantagem de não precisar se deslocar à entidade para propor suas demandas administrativas”. O secretário-geral destaca, ainda, que de forma indireta a categoria terá como benefício uma economia significativa com despesas. “Hoje, com despesas como Correios, Diário Oficial e material de expediente os advogados podem ter gastos que ultrapassam mais de trezentos mil por ano. Com o processo eletrônico haverá essa redução de gastos”, salienta. Para o presidente da OAB Alagoas, Thiago Bomfim, o processo eletrônico é uma grande conquista para os advogados e toda a sociedade que vive em busca de mais celeridade e comodidade. “A virtualização dos serviços da OAB vai representar, além da inserção definitiva na era digital, mais comodidade, segurança, rapidez e eficiência no dia-a-dia do relacionamento entre a OAB e o advogado”, colocou. O lançamento do processo eletrônico irá acontecer nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 19 horas, na sede da OAB Alagoas, em Jacarecica. O evento será mais um marco na advocacia alagoana, como marca da atual gestão.  Entenda como irá funcionar o processo eletrônico:  Para acessar aos serviços basta entrar no portal da OAB Alagoas pelo endereço www.oab-al.org.br. Na página da Ordem, clique sobre o link “PROCESSO ELETRÔNICO” e você será direcionado para a página de acesso. Para fazer o login, você deverá estar com seu token ou cartão de acesso. Insira o seu código PIN de assinatura digital. Se for o seu primeiro acesso, atualize seus dados cadastrais. (caso já tenha feito isso, essa tela não será exibida novamente). Após a atualização dos seus dados, você será encaminhado para a página de processos e poderá realizar seus requerimentos à OAB. Na janela seguinte, selecione a classe desejada na lista de Classes processuais. Um formulário contendo os campos e anexos necessários para realizar o envio será aberto. O Advogado, por sua vez, preenche o formulário e realiza a solicitação. O sistema irá solicitar a senha PIN do advogado para realizar o envio. A partir desse momento, o processo já estará sob responsabilidade da OAB Alagoas.       Depois de solicitado o processo, o requerente poderá vê-lo em sua lista de processos. Ao clicar poderá ter acesso à movimentação, dados e documentação. Além disso, dentro do processo, poderá realizar ações como imprimir toda a documentação e gerar uma petição intermediária.Ascom OAB/AL 2121-3207 / 9104-6591