Início » OAB e CNJ lançam Escritório Digital

OAB e CNJ lançam Escritório Digital

A OAB Nacional e o Conselho Nacional de Justiça lançaram na última segunda-feira (15) o Escritório Digital. A ferramenta é desenvolvida a partir de parceria entre as duas entidades através de um protocolo de comunicação entre os vários sistemas diferentes que rodam no Processo Judicial Eletrônico (PJe). O objetivo é acabar com problemas de operabilidade entre os softwares.A Conselheira Federal por Alagoas, Fernanda Marinela, participou da solenidade e destacou a importância do lançamento do Escritório Digital. Segundo ela, o projeto pretende integrar os sistemas de tramitação de processos dos tribunais brasileiros e facilitar o acesso dos usuários ao ambiente virtual da Justiça.?Usando o Escritório Digital, o usuário não vai mais precisar entrar no portal de cada tribunal para encontrar processos do seu interesse, será possível consultar andamento de processos, enviar petição, ajuizar nova demanda, receber intimações, controlar prazos e compartilhar processos com outros advogados. Acreditamos no sucesso deste projeto que foi construído através do diálogo entre a OAB e o CNJ sendo a grande beneficiária toda a sociedade, já que o advogado poderá conduzir seus processos com maior agilidade e celeridade?, disse Fernanda Marinela.Durante a solenidade, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado, classificou o lançamento como a concretização da luta de sua gestão. ?Há dois anos reivindicamos o acesso ao processo com login e senha, com comprovante da petição remetida, com alternativas ao processo eletrônico existente, que está sujeito a falhas, fica fora do ar (…) Tudo isso o Escritório Digital corrige. Tudo a custo zero ao País, valendo-se de um excelente grupo de voluntários a favor da Justiça e da sociedade?, comemorou.
O juiz auxiliar da presidência do CNJ e gerente executivo do PJe, Bráulio Gusmão, explicou como a ferramenta funciona. ?O Escritório Digital é um sistema do Judiciário, e apesar de focar no PJe neste primeiro momento, não se restringirá a ele. Além de ser gratuito, não fecha a porta das melhorias já implantadas por cada tribunal. Pelo contrário: dialoga com todos os sistemas onde já roda o processo eletrônico, unificando a comunicação?, resumiu.Gusmão disse que 92 tribunais brasileiros receberam ofício assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, convidando a conhecer o sistema e apontando os benefícios de se utilizar uma só ferramenta no peticionamento eletrônico, qualquer que seja o sistema com o qual o tribunal lide. ?Em uma única tela, o advogado vê uma interface com todos os seus processos, dados de juntada de documentos, histórico, sem importar qual e o sistema que há do outro lado?.Em seguida, foi exibido o vídeo oficial do Escritório Digital, produzido pelo CNJ, que está disponível no site da OAB Alagoas para retirar qualquer dúvida.