Início » OAB/AL lança manifesto contra a corrupção

OAB/AL lança manifesto contra a corrupção

Realizando uma panfletagem e um grande adesivaço, uma comissão de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) foi à rodovia AL-101 Norte, no bairro de Jacarecica, em frente à sede da instituição, para lançar o Manifesto OAB Contra a Corrupção, nesta sexta-feira (14).A campanha aqui no estado segue um cronograma nacional e tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a necessidade de lutar contra corrupção e de cobrar das autoridades as punições cabíveis a cada denunciado.O presidente da OAB/AL, Thiago Bomfim, explicou que a atual fase do país é muito pertinente para a realização de ações como esta, mas lembrou que a Ordem já vem engajada no apoio à sociedade contra a corrupção desde a sua criação. ?Este é apenas um ato simbólico para marcar o momento em que vivemos, mas há muito tempo a OAB está à frente combatendo a impunidade e a corrupção, lutando para que a justiça seja uma prerrogativa garantida a todos os brasileiros. Nosso objetivo é despertar na população esta inquietação e lembrar que nós estamos a favor dela e cobrando a defesa e a punição a quem couber, dentro do processo legal, como preza nossa Constituição?, declarou.Para o secretário geral da Seccional Alagoas, Fábio Gomes, o momento é de unir forças para que a sociedade atravesse a crise sem tantos danos. ?Vivemos um momento de ebulição no país, com crise financeira e política, mas não devemos fraquejar jamais. A Ordem sempre esteve ao lado da população nas suas mais importantes conquistas democráticas, e agora não seria diferente. Nós apoiamos plenamente as manifestações populares pacíficas e apartidárias que busquem demonstrar o inconformismo do povo brasileiro com a grave crise instalada?, afirmou.Também presente ao evento, Leonardo Dias, empresário e representante da sociedade civil organizada, exaltou a iniciativa da OAB/AL, convidando as demais instituições a fazerem parte da luta contra a corrupção. ?Toda a população e os movimentos democráticos e apartidários ficam felizes de ver que a OAB teve coragem de se posicionar contra a corrupção. Esperamos que esta ação sirva de exemplo e encoraje as demais instituições a fazerem o mesmo?, ressaltou.Confira abaixo oManifesto OAB CONTRA A CORRUPÇÃO:A Corrupção é uma moléstia social que de forma agressiva e silenciosa fulmina, de forma irremediável, mais que apenas expressivos montantes financeiros.Uma sociedade em que setores da vida política enveredam pela corrupção, acaba contaminada mortalmente nos valores morais que devem dirigir e condicionar as relações sociais numa sociedade democrática.A impunidade do agente público serve de combustível para a degradação social e inexoravelmente compele uma nação para a derrocada da deterioração moral, ou seja, o dano causado não se resume unicamente ao desvio do recurso público, mas sim a degeneração do dever de honestidade que deve imperar numa sociedade civilizada.O Brasil não suporta mais servir de berço para a prática constante de tão odiosa conduta, e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas alia-se na fileira primeira ao clamor do povo brasileiro que exige o fim da corrupção e a punição dos culpados.É inquestionável que o Brasil está diante de grave crise política e institucional. Os recentes escândalos de corrupção que atingem a cúpula dos poderes constituídos, somados à insatisfação geral com a política e a economia, causam o enfraquecimento das instituições democráticas, fazendo-se necessária a união de toda a sociedade em busca do fortalecimento de valores essenciais à democracia e ao estado de direito.A OAB Alagoas nunca deixou de participar como voz ativa em todos os momentos importantes do nosso país e do nosso estado. Desde seu nascimento, a Ordem sempre esteve ao lado da população nas suas mais importantes conquistas democráticas, e agora não seria diferente, pois a OAB apoia plenamente as manifestações populares pacíficas e apartidárias que busquem demonstrar o inconformismo do povo brasileiro com a grave crise instalada.A Ordem dos Advogados destaca ainda que a Constituição Federal e todo o Sistema Legal brasileiro dispõem de mecanismos jurídicos para a penalização dos culpados, seja por ato de responsabilidade e atentado ao decoro ou de natureza criminal, resguardando aos investigados o inegociável direito ao contraditório e a ampla defesa.Diga não à corrupção!