Início » Presidente da OAB Alagoas lamenta suspensão de concurso de juiz substituto

Presidente da OAB Alagoas lamenta suspensão de concurso de juiz substituto

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, lamentou a suspensão do concurso público para provimento de cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de Alagoas, determinada pelo juiz de Direito Geraldo Tenório Silveira Júnior, nesta segunda-feira (15),?Lamentamos muito a suspensão deste concurso, já que existe uma lacuna grande de juízes nas Comarcas alagoanas. Por causa da falta de juiz temos sofrido com a demora no andamento de muitos processos. Esperamos que as providências em face desta situação sejam logo tomadas, para que os tramites do certame possam seguir?, afirmou a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela.No entanto, a presidente da Ordem lembra que tão importante quanto o concurso é a sua lisura. ?Os candidatos devem ser submetidos a uma competição justa e objetiva. O ato de suspender o concurso segue nesta direção, criar um ambiente de concorrência igualitário para que os futuros magistrados sintam que a justiça é feita desde o ingresso na carreira?, acrescentou.O magistrado em sua decisão coloca que o Estado de Alagoas e a Fundação Carlos Chagas  – banca responsável pelo certame ? tem o prazo de dez dias, para informar a motivação do julgamento do recurso administrativo do autor da ação quanto as notas atribuídas referentes à algumas questões da prova discursiva do concurso público para provimento de cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de Alagoas.Enquanto isso, ele determina ainda, a imediata suspensão do concurso público para provimento de cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de Alagoas, porque sua continuidade poderá acarretar a perda do objeto do presente processo, até nova ordem deste Juízo. O magistrado dá o prazo de 30 dias, para as partes apresentarem suas respectivas contestações.A OAB Alagoas reforça a importância para que este concurso tenha andamento, que os problemas sejam sanados de forma urgente, diante da necessidade dos advogados e dos jurisdicionados em ter uma Justiça Estadual mais célere. ?É importante que as Varas sejam providas de juízes para que o judiciário funcione atendendo a necessidade da sociedade e da advocacia?, finaliza Fernanda Marinela.