Início » Comissão de Bem Estar Animal vai denunciar ?Circuito Nacional de Rodeio? por maus tratos de animais

A Comissão de Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) foi acionada pela imprensa alagoana, para mais um caso de maus tratos de animais. Desta vez, o crime foi registrado na cidade de Rio Largo, durante a atuação de um evento batizado com o nome de ?Circuito Nacional de Rodeio?, que está percorrendo as cidades alagoanas.A Ordem recebeu uma série de imagens que mostram os maus tratos contra bois, touros e bezerros durante uma brincadeira que acontece no rodeio para interação com o público. ?São imagens fortes, que mostram enforcamentos de bezerros, de bois sendo montados por mais de três pessoas, com atividade exaustiva sem descanso, além de um flagra de pessoas jogando areia nos olhos de alguns animais. A atividade de rodeio é regulamentada, mas o que vemos naquele espaço não é isso. E o pior, é que o relato do organizador, um homem identificado como Baiano, é que ele afirma ter incrementado o rodeio, porque o modelo tradicional não agrada o nordestino?, conta a presidente da Comissão, Rosana Jambo.Outro fato que chama a atenção na denúncia é que este evento tem o apoio de prefeituras. A primeira cidade que eles estiveram foi Rio Largo, mas já existe programação para as cidades de Santana do Mundaú, Viçosa e São Miguel dos Campos.?É inadmissível que uma atividade dessa impingindo maus tratos tenha apoio de gestores municipais, pelo que não consigo vislumbrar que tenham ciência de tal caso. O que vi nas imagens me deixou estarrecida e sem dúvida iremos tomar todas as medidas cabíveis contra esse tipo de ?brincadeira??, revelou a advogada, garantindo também que irá denunciar o caso ao Ministério Público e à autoridade policial.Segundo Rosana Jambo por trás de rodeios e vaquejadas existem normas a serem seguidas de proteção ao bem estar animal, além da Legislação na Lei 9605/98 que resguarda os bichos. ?Mutilar, ferir, causar danos, usar instrumento para esse fim e qualquer tipo de maus tratos é crime?, afirmou.Diante desta situação, a presidente da Comissão de Bem Estar Animal vai encaminhar a denúncia sobre mais este caso para a Polícia Civil. ?Estamos preparando a ação para entregar a polícia, onde vamos anexar as imagens que mostram o caso de maus tratos. Vamos denunciar o organizador do evento e também todos os participantes que interagem com os animais em claro caso de maus tratos, assim como as autoridades cientes das práticas que estiveram patrocinando esse tipo de atitude irresponsável e criminosa. É importante que os gestores saibam que tipo de lazer estão levando para as suas cidades e que este tipo de lazer é crime?, finalizou.