Início » Fernanda Marinela, presidente da OAB Alagoas, recebe título de Cidadã Honorária de Maceió

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, recebeu, nesta segunda-feira (07), o Título de Cidadã Honorária de Maceió. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, antecedendo o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.A sessão solene foi presidida pelo vereador Kelmann Vieira (PMDB), e contou com a presença de diversos advogados e autoridades, entre elas o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas, Fábio Farias, representando o governador Renan Filho; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Toledo; o vereador por Murici, Anízio Amorim; o Secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins; e o Conselheiro Federal pela OAB Alagoas e presidente da instituição, Thiago Bomfim.Ao abrir a cerimônia, o vereador Kelmann Vieira ressaltou a honra de homenagear a primeira mulher eleita para presidente da OAB em Alagoas. ?Ao desbravar, com dedicação e talento, um universo eminentemente masculino, sendo eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, a advogada Fernanda Marinela se torna uma inspiração para uma geração de alagoanas?, colocou o presidente do Legislativo Municipal.A concessão da honraria foi feita através do Decreto Legislativo nº 546/2013, de autoria do vereador Francisco Holanda Filho (PP) e sua indicação foi aprovada por todos os vereadores e vereadoras que compõem o Legislativo Municipal.O vereador Chico Filho, autor do Decreto que concedeu o título à Fernanda Marinela, relembrou que a honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em 2013. ?Esta aprovação aconteceu antes de Fernanda Marinela ser eleita presidente da OAB Alagoas. Isso já demonstra a relevância de suas atividades profissionais e que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado. Esta homenagem, que por coincidência acontece na semana da mulher, vem para destacar o amor da doutora Fernanda por nossa cidade Maceió?, disse o vereador, fazendo ainda uma explanação sobre o currículo da agraciada, mencionando as dificuldades das mulheres na participação da polícia, apesar dos avanços nos últimos anos.Em nome do governador do Estado, o Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias relembrou a participação de Fernanda Marinela na equipe de transição do governo e aproveitou para agradecer toda a contribuição durante o período. ?Fernanda Marinela é uma profunda conhecedora de Direito Administrativo e foi idealizadora do novo modelo de gestão adotado pelo governador Renan Filho?, afirmou o secretário, elogiando a capacidade intelectual, a disciplina e organização de Fernanda Marinela, que possui ainda uma consolidada carreira acadêmica, sendo autora de livros e docente em várias instituições.Após receber a honraria, bastante emocionada, Fernanda Marinela fez uso da tribuna e agradeceu a homenagem. Marinela lembrou sua trajetória até Alagoas. ?Foram passos na direção certa que me trouxeram até este estado, que me trouxeram até essa terra que tanto me orgulho de fazer parte, de morar. Terra que escolhi para criar os meus filhos, para trazer a minha família, para ser a minha terra de coração. Com certeza, com muito orgulho e com muito trabalho vou contribuir e vou devolver para esse povo tudo o que já me deram. Terra que me recebeu de braços abertos e que eu só tenho que agradecer?, disse.A presidente da Ordem em Alagoas também relembrou os momentos difíceis vivenciados pelo país e a importância das mulheres estarem mais presentes e participativas na política.?É preciso deixar claro que nós mulheres não queremos o mundo para ninguém, mas queremos juntos, com as mesmas condições, porque juntos temos mais, podemos fazer mais, até porque temos visões diferentes de mundo. E aqui fica a pergunta que não quer calar. Nós representamos mais de 52% do eleitorado nacional e até quando nós mulheres vamos deixar que eles escolham por nós? ?, questionou.Fernanda Marinela ainda falou das inúmeras conquistas garantidas na Constituição para as mulheres, mas que ainda precisam ser cobradas. Ela apontou avanços na OAB para as mulheres, desde que assumiu a presidência da Comissão Nacional da Mulher Advogada, com a cota de 30% na Ordem dos advogados do Brasil, o lançamento do Plano Nacional da Mulher advogada e o movimento mais mulheres na OAB, ações que trouxeram avanços para as mulheres já nas ultimas eleições.A presidente da Ordem ainda falou sobre a crise econômica e financeira do país, que não somente se trata de uma crise política, mas acima de tudo uma crise ética e moral. Ela cobrou apurações rápidas, mas pontuando que o combate à corrupção deve ser feito com respeito à Constituição e às leis do país. “Em um Estado de Direito como o Brasil a lei deve valer para todos, para os investigados, independentemente de posição social ou política, e para as autoridades que estão investigando, por que ninguém está acima da lei”.Ela reforçou que tanto a OAB Alagoas como a OAB Nacional estão em alerta em tudo o que está acontecendo no país. “A instituição e a sociedade precisam saber a verdade, não podemos ser manipulados por vazamentos que muitas vezes são seletivos, até mesmo parciais, precisamos de provas. A OAB com seus 85 anos de serviços prestados à nação brasileira está examinando os acontecimentos com muita responsabilidade”, disse a presidente.Confira na íntegra o discurso de Fernanda Marinela ao receber o título de Cidadã Honorária de Maceió >http://zip.net/bss0yRConfiraaquio álbum de fotos da sessão na Câmara de Maceió.