Início » Novos advogados prestam juramento em solenidades realizadas na OAB Alagoas

Novos advogados prestam juramento em solenidades realizadas na OAB Alagoas

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) recebeu nesta quinta-feira (17), 180 novos advogados. Os juramentos foram divididos em três solenidades que aconteceram na sede da OAB Alagoas, em Jacarecica. Além deles, cinco estagiários também participaram do evento de entrega das carteiras, que marca o início da advocacia na vida desses profissionais.A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, começou seu discurso destacando que hoje é um dia histórico e parabenizando familiares e os novos colegas de advocacia pela conquista.?Além de ser o momento que os senhores ingressam na advocacia, após muito esforço e abdicação, hoje, discutíamos desde logo cedo o quanto o nosso país sangra. E quanto a notícia de ontem já é velha, na manhã do dia seguinte. Hoje decidimos aqui nesta casa apoiar o processo de impeachment que será discutido no Conselho Federal. Nossa Seccional não tem competência para deliberar sozinha sobre esse assunto, mas sim através do Conselho Federal que é composto por três conselheiros de cada Estado. Tivemos uma convocação extraordinária e iremos nos reunir em Brasília para discutir quais os encaminhamentos para o processo de impeachment?.Fernanda Marinela falou ainda sobre a importância que toda a advocacia brasileira caminhe nessa trajetória. ?Por isso, a deliberação em Alagoas e em todas as Seccionais. E o Conselho Federal quer que isso seja uma decisão do povo brasileiro. Muitos perguntam se é tardiamente, que a OAB está sendo omissa. Particularmente senhores, discordo desta posição, até porque a OAB tem responsabilidade na estabilidade do nosso país e na segurança. Não poderíamos nos precipitar e causar uma insegurança para toda a pátria. Hoje temos elementos, temos provas, este é o momento certo?, afirmou.A presidente da OAB Alagoas também lembrou em seu discurso sobre a importância dos jovens advogados terem ideias para mudar a realidade do país e destacou o desafio diário para o exercício da profissão.  ?A advocacia tem um desafio diário e vocês vão encontrar isso no seu dia-a-dia. É preciso bom senso, capacitação, para superar as dificuldades e os senhores conseguirão. A OAB Alagoas estará sempre aberta para receber todos vocês?, finalizou.O Conselheiro Federal por Alagoas e ex-presidente da OAB Alagoas, Thiago Bomfim, também conversou com os bacharéis e destacou o amor pela advocacia. ?Sou advogado por opção. E não existe nada que tenha me deixado mais feliz como foi ter presidido está casa e fazer parte do quadro dela. Desejo sem dúvida a vocês que a mesma alegria que sinto em ser advogado, vocês também sintam na escolha profissional de vocês?, colocou.Thiago Bomfim ainda reforçou a importância histórica de instituição na vida da sociedade. ?Vocês agora passam a fazer parte de uma das instituições mais respeitada da nossa República, de uma instituição que sempre esteve ao lado do Brasil, que sempre esteve ao lado das causas republicanas do nosso país. Isso que vocês recebem hoje não é apenas um número, mas sim uma licença para defender os fundamentos da nossa Constituição?.Ainda saudando os novos advogados, a procuradora da OAB Alagoas e vice-presidente do Conselho do Jovem Advogado, Marina Melo, parabenizou a todos os presentes e lembrou sobre os desafios até chegar aos quadros da Ordem.?Tenho certeza que foram muitos desafios até chegar até aqui. O caminho não deve ter sido fácil, mas será sem dúvida gratificante. O início da advocacia não é algo simples, é bem difícil, mas se for trilhado de forma ética e responsável será de grandes vitórias?, colocou.Marina Melo contou um pouco do papel do Conselho do Jovem Advogado. ?De forma pioneira a OAB Alagoas transformou a Comissão do Jovem Advogado em Conselho do Jovem Advogado. Por impedimento na nossa cláusula de barreira não temos voz no Conselho Seccional, mas com a criação do Conselho do Jovem Advogado isso mudou e estamos conseguindo levar as demandas dos jovens advogados. Uma vitória para todos nós. A OAB está de portas abertas para tudo o que os advogados precisarem?Os juramentos tiveram ainda a presença do vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, do Secretário-Geral da OAB/AL, Davi Lima, do Secretário-Geral Adjunto, Rubens Marcelo, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa Júnior, e de diversos membros do Conselho Seccional da instituição.