Início » Comissão do Exame da Ordem e Conselho do Jovem Advogado acompanham realização das provas do XIX Exame

E o domingo (03) foi de prova para os bacharéis em Direito que querem ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil. Em Alagoas, as provas aconteceram em Maceió e Arapiraca de forma tranquila. Mais de 2000 candidatos concorreram na primeira fase do XIX Exame de Ordem no Estado.Representantes da Comissão de Exame da Ordem e do Conselho do Jovem Advogado estiveram nos locais de provas e acompanharam o andamento do processo.  Em Maceió, as provas foram realizadas nas dependências da Universidade Tiradentes (Unit), em Mangabeiras. Já em Arapiraca, a prova foi realizada no Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael (Cesama).Segundo o presidente da Comissão, Alexandre Marques de Lima, em Maceió a realização das provas contou com uma equipe de um pouco mais de cem pessoas entre contratados da FGV, pessoal de apoio da Unit e da Comissão e Conselho da OAB/AL. ?Acompanhamos todo o processo para que a realização de mais um Exame de Ordem transcorresse bem. Fomos a todas as salas, desejamos boa sorte e acompanhamos a aplicação do certame. Aos bacharéis agora é esperar o resultado e se preparar para a segunda fase, que acontece no dia 29 de maio?, disse.Para a vice-presidente do Conselho do Jovem Advogado, Mariana Melo, o primeiro contato com os bacharéis é muito importante para que eles entendam e sintam segurança na entidade que eles estarão fazendo parte. ?A presença do Conselho do Jovem Advogado neste momento é muito importante não só para transmitir votos de confiança e sucesso na prova, mas também para recepcioná-los, desde já, ao seu futuro órgão de representação na OAB. Esperamos que todos obtenham êxito no Exame e possam engrossar nossas fileiras, tornando a Jovem Advocacia ainda mais forte?, falou Mariana Melo.Em Maceió, estiveram ainda presentes na Unit as integrantes da Comissão do Exame da Ordem, Solange Correia e Telma Vanessa, representando também o Conselho do Jovem Advogado, esteve presente Deivysson Silva. Em Arapiraca, o exame foi acompanhado pelo vice-presidente da Comissão do Exame de Ordem, Luciano Henrique Gonçalves da Silva e pelo Membro Thulio Madeiro.PROVASO exame trouxe 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta cada. Aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, 50% da prova (ou seja, somarem 40 pontos ou mais), serão aprovados para a segunda fase. De acordo com o edital do exame, a primeira fase abordou disciplinas obrigatórias no currículo mínimo do curso de direito: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.O resultado preliminar dos aprovados para a segunda fase sairá no dia 14 de abril. O resultado final da primeira fase, após análise de recursos, e o gabarito definitivo serão divulgados no dia 28 de abril.A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.