Início » OAB Alagoas lança Fórum Permanente de Debate sobre a Educação Jurídica

OAB Alagoas lança Fórum Permanente de Debate sobre a Educação Jurídica

Trazendo em discussão a preocupação com a qualidade do ensino jurídico no país, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) criou, nesta sexta-feira (29) o Fórum Permanente de Debate sobre a Educação Jurídica em Alagoas. O lançamento do Fórum aconteceu durante a sessão do Conselho Seccional da Ordem.A discussão sobre o ensino jurídico é uma das pautas importantes do Conselho Federal da OAB e Alagoas é a primeira Seccional que estará levantando essa bandeira. Para a presidente da instituição no estado, Fernanda Marinela, a OAB tem um papel importante nesta fiscalização do ensino e precisa estar atuante, contribuindo para a melhoria em Alagoas e em todo país.?Nossa instituição consegue dialogar de forma imparcial com os coordenadores de cursos, com estudantes, com as instituições de ensino. Este Fórum será fundamental para que possamos ter um canal onde todos contribuam pelo aperfeiçoamento do ensino jurídico no Brasil?, colocou Fernanda Marinela.A presidente disse ainda que será realizada uma audiência pública através do Fórum Permanente, para facilitar o diálogo entre todos que possam trazer suas contribuições que serão encaminhadas à Brasília. “Será um importante contato entre as instituições e o Fórum para que haja a elaboração de uma pauta que será levada ao Conselho Federal e assim buscarmos esse aperfeiçoamento?, finalizou.Em Alagoas, a convite da presidência da Ordem, quem comandará o Fórum é o advogado e professor Rodrigo Ferro. ?Sinto-me honrado pelo convite. O país vivencia um momento conturbado em sua história e precisamos sim fiscalizar o ensino jurídico, sempre trabalhando pela melhoria para conseguir chegar em excelência, refletindo para a sociedade. Essa é a nossa meta?, comentou.Quem participou da sessão do Conselho foi o gerente de Assessoramento às Comissões do Conselho Federal da OAB, Tarcizo Roberto do Nascimento. Ele ressaltou o grande número de faculdades de direito no país e que muitas estão em condições precárias, sem atender de forma adequada o futuro profissional que ingressa no mercado de trabalho.?Neste momento, com a criação do Fórum Permanente em Alagoas temos um alento para a sociedade e demonstração de preocupação que pela instituição para conseguirmos melhorias. A OAB Nacional está sempre atenta e terá a garra necessária para lutar pelo aperfeiçoamento dos cursos jurídicos no país?, disse.Para o representante da OAB Nacional, o Fórum tem a possibilidade de trazer ao Conselho da OAB Alagoas o debate travado na academia, as preocupações dos coordenadores de curso, que muitas vezes não conseguem ser ouvidos, em Brasília, pelas autoridades. ?Essa casa tem essa possibilidade de levar essas reclamações, esses anseios, reivindicações ao CFOAB e até ao Ministério da Educação?, completou o gerente.Para o presidente da Comissão do Exame de Ordem, Alexandre Marques de Lima, a OAB exerce um papel primoroso para a sociedade quando trabalha nesse processo junto às instituições de ensino. ?Fico contente em ver as ações desenvolvidas pela OAB voltadas ao ensino jurídico no país. Nossa comissão vem trabalhando para avaliar o ensino em Alagoas e assim unir forças para alinharmos o entendimento com vistas a uma educação de qualidade, com profissionais devidamente preparados?, concluiu.