Início » OAB Alagoas prestigia entrega de comenda pelo TJ ao jurista José Gomes Canotilho

A Comenda Moura Castro, maior honraria concedida pelo Poder Judiciário de Alagoas, foi entregue nesta sexta-feira (06) ao jurista português José Joaquim Gomes Canotilho, um dos mais renomados do mundo quando o assunto é Direito Constitucional. A solenidade foi prestigiada pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Fernanda Marinela e reuniu também magistrados, advogados, estudantes de Direito e servidores da Justiça alagoana.A presidente da instituição integrou a mesa da honra do evento, que além da entrega da comenda, contou também com uma palestra de Canotilho sobre Novos Problemas na Teoria dos Direitos Fundamentais. Fernanda Marinela ressaltou a importância do jurista português e parabenizou a iniciativa do TJ ao homenageá-lo com a honraria.?A homenagem que o Tribunal de Justiça de Alagoas prestou ao grande jurista professor José Joaquim Gomes Canotilho reafirma a importância do nosso Estado no cenário jurídico. Considerado internacionalmente como um dos nomes mais importantes do Direito Constitucional, fomos brindados por uma memorável palestra e com a simpatia de um homem que enobrece a Ciência Jurídica com seu saber e humildade. Fiquei muito feliz e honrada de fazer parte deste momento representando a Seccional de Alagoas e a todos advogados alagoanos?, colocou Fernanda Marinela.Durante a solenidade, o presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz Damasceno, comentou a importância de José Canotilho para o Direito, sobretudo por suas obras, considerando-o o maior constitucionalista do mundo. ?Canotilho merece todo o reconhecimento dos que operam com o Direito, em Alagoas, no Brasil e no mundo. Neste momento da entrega da outorga estamos ressaltando todo seu trabalho e principalmente, desfrutando de sua presença e ensinamentos?, colocou.Ao ser agraciado com a comenda, Canotilho disse admirar o Brasil e que tal honraria o aproxima ainda mais da nação. ?As homenagens são uma forma de fraternidade acadêmica e isso nos aproxima, nos motiva. Isso ainda reforça a ideia que adianto sempre, a de que não trocava os 36 anos de vinda ao Brasil por outros países. Aqui aprendi, vi a mudança da sociedade e também momentos turbulentos. Tudo isso me aproxima cada vez mais dessa grande nação. Sempre que posso, aproveito para vir”, afirmou o jurista.Currículo de CanotilhoJosé Joaquim Gomes Canotilho é doutor em Direito e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Foi vice-reitor da Universidade de Coimbra e vice-presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito.Fez a sua preparação para o doutoramento em Freiburg e Heidelberg, na então República Federal da Alemanha. Exerceu funções de conselheiro de Estado e é autor de um vasto número de obras entre as quais se destacam Constituição Dirigente e Vinculação do Legislador, Direito Constitucional e Teoria da Constituição, Constituição da República Portuguesa Anotada, Proteção do Ambiente e Direito da Propriedade (Crítica de Jurisprudência Ambiental), Direitos Humanos, Estrangeiros, Comunidades Emigrantes e Minorias, Peter Häberle: Ein ?Príncipe? auf dem Gebiet des Verfassungsrechts.