Início » OAB Nacional classifica como surreal possibilidade de acordo de anistia para caixa 2

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, se pronunciou através de nota oficial, na tarde desta sexta-feira (25), diante das notícias a respeito da existência de um acordo para anistiar crimes de caixa 2. No comunicado à imprensa e sociedade, o gestor classifica como surreal a possibilidade de a Câmara dos Deputados atuar em desconformidade com o interesse público, aprovando uma anistia para a prática criminosa do caixa 2 e outros desvios relacionados, como corrupção e lavagem de dinheiro.?O ordenamento jurídico atual já tem instrumentos para processar e punir esses crimes, por meio do Código Eleitoral e da legislação tributária. Uma nova lei teria como função recrudescer o combate ao crime e não anular o efeito das leis que já existem. É impensável que detentores de função pública queiram usar a oportunidade ímpar de avançar no combate ao caixa 2 para perdoar crimes do passado?, pontou Lamachia na nota.O presidente nacional da OAB ainda ressaltou que a instituição poderá atuar contra o acordo e que deputados federais são representantes da sociedade, e devem respeitar os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade em suas ações, não podendo legislar em causa própria. ?Caso esse acordo seja real e venha a prosperar, a OAB usará suas prerrogativas para defender a Constituição e a sociedade desse atentado à democracia.?