Início » Após seis anos, OAB Alagoas implanta reajuste de anuidade abaixo da recomendação do Conselho Federal

Apesar da recomendação do Conselho Federal da OAB em reajustar o valor da anuidade de Alagoas em mais de 56%, o Conselho Seccional Alagoano deliberou por aumento bem menor. Após uma minuciosa planilha orçamentária para 2017 elaborada pela Tesouraria da instituição, a OAB Alagoas conseguiu reduzir o aumento de 56% em mais da metade.Foram seis anos que a Ordem em Alagoas manteve sua anuidade com o mesmo valor, apesar dos inúmeros reajustes nos últimos anos sofridos nas contas de luz, água, e demais serviços, além de precisar arcar com a manutenção da nova sede e da antiga que fica no Centro da Capital. Para conseguir manter o pleno funcionamento da instituição era necessário o aumento, mas sensibilizada pelo difícil momento vivenciado no país e principalmente para a advocacia, a OAB Alagoas considerava inviável seguir a recomendação inicial do Conselho Federal.Todo o valor arrecadado com as anuidades das seccionais é compartilhado com o Conselho Federal da OAB, Caixa de Assistência dos Advogados, Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). Mas apesar da recomendação do CFOAB, a Seccional Alagoana manteve o reajuste bem abaixo. ?Apesar do reajuste, seguimos entre as Seccionais com o menor valor para 2017. O valor arrecado com a anuidade é compartilhado e assim repassamos uma parcela desses recursos. Anualmente precisamos prestar contas com o Conselho Federal, como também dos investimentos do FIDA. Se não cumprirmos o patamar estabelecido pelo CFOAB nós teremos apuração de responsabilidade porque estarmos abrindo mão de recursos?, comentou a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela.Com o novo valor da anuidade em R$ 750,00, reajuste bem abaixo do índice de inflação do período, a Seccional decidiu ampliar o percentual de desconto para os advogados que irão realizar o pagamento em cota única no início do ano. Se antes esse percentual era de 10%, em 2017 o desconto aumenta para 15% em janeiro, o que significa um pagamento de R$ 637,50, sendo reajustado apenas R$ 97,50 referente ao valor da anuidade de 2016.Confira aqui a resoluçãoO pagamento da anuidade poderá também ser realizado ainda no mês de fevereiro, em parcela única, com desconto de 5%. Além dos descontos, a anuidade de 2017 pode ser paga em até seis prestações, desde que a última tenha seu vencimento até o último dia útil do mês de junho de 2017.  O pagamento deverá ser efetuado através de boleto bancário, a ser emitido, na Tesouraria da OAB Alagoas, através do site da Seccional ou por cartão de crédito diretamente na Tesouraria.Pensando na advocacia jovem, a OAB Alagoas segue com a política de descontos para os advogados em início de carreira com primeira inscrição originária na Seccional de Alagoas. A nova gestão ampliou os descontos, que eram de 50%, 40% e 30%, para a anuidade do ano de inscrição, segunda anuidade e terceira anuidade, respectivamente. Agora os novos advogados também dispõem de descontos de 20% para a quarta anuidade e 10% para a quinta anuidade. Os descontos de 15% e 5% não são acumulativos para os advogados em início de carreira.Entre as Seccionais, Alagoas é um dos estados onde o valor da anuidade para os advogados que estão ingressando na instituição é um dos menores.Atendendo um pleito do Conselho do Jovem Advogado e da Comissão de Sociedade de Advogados, a OAB Alagoas também aprovou no Conselho Seccional o desconto no primeiro registro da sociedade unipessoal ao jovem advogado. Para o registro de sociedade unipessoal de advocacia composta por advogado de até cinco anos de inscrição, será concedida por uma única vez o desconto de 25% para o registro da sociedade.A anuidade paga pelos advogados é revertida em diversos benefícios para a classe. A OAB Alagoas e a Caixa de Assistência dos Advogados iniciaram o programa de aparelhamento nas salas dos advogados, que estão sendo equipadas com computadores, com acesso à internet, impressora e mesa de reuniões, espaços importantes que dão apoio à advocacia para atender seus clientes antes de audiências, ou no suporte de suas atividades.Para quem está em dia com a anuidade, a Caixa de Assistência vem firmando inúmeros convênios com empresas alagoanas, benefícios que são direcionados aos advogados. Alimentação, entretenimento, informática, saúde, vestuário, automóveis estão entre os mais de 70 convênios fechados durante todo o ano, garantindo descontos que variam de 5% a 60% nos serviços.O presidente da Caixa, Nivaldo Barbosa Junior, lembra que quando o advogado utiliza esses descontos todo o valor da anuidade acaba sendo revertido nesses serviços em forma de descontos e benefícios. ?Quando o advogado paga a anuidade ele contribui para o crescimento e fortalecimento da instituição. A Caixa vem trabalhando para ampliar esses benefícios nos convênios e assim proporcionar aos advogados ainda mais descontos?, colocou.A Diretora Tesoureira da OAB Alagoas, Thaisa Gameleira, lembrou a responsabilidade quanto gestor em promover melhorias para classe apesar do ano difícil. Ela ressaltou os importantes avanços conquistados e as expectativas para 2017.?Foi um ano de intenso trabalho e conquistas importantes para o jovem advogado, investimentos para o interior, tornando realidade as nossas propostas. Foi possível segurar o reajuste no último ano e não parar com os investimentos na casa. Em 2017, daremos andamento nos demais projetos para atender a advocacia, investindo e implantado políticas para o fortalecimento da classe em nossa Seccional?, finalizou.