Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, neste dia 15 de março, a Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Subseção de Arapiraca realizaram ações de atendimento na capital e no interior. O objetivo dos membros das comissões foi passar orientações, esclarecimentos e divulgação sobre os direitos do consumidor.Em Maceió, os atendimentos foram realizados no Maceió Shopping, na parte baixa da Capital; já em Arapiraca, a ação aconteceu numa tenda montada no Centro da cidade, quando consumidores que necessitaram de alguma orientação ou se sentiram lesados com a prestação de algum serviço puderam procurar o atendimento.O presidente da Subseção de Arapiraca, Hector Martins, ressaltou a importância de ações voltadas à população. ?Essa é uma grande oportunidade de aproximarmos nossa instituição da população e ao mesmo tempo cumprimos com o nosso papel de proteger o ordenamento jurídico. Na medida em que esclarecemos sobre esses direitos, a sociedade consegue cobrar o seu cumprimento, seja por parte das empresas, seja do próprio poder público?, colocou.Estiveram presentes o presidente da comissão Rousseau Omena, o vice Kleber Rodrigues, o membro da comissão Rafaela Vital, o advogado Rodolpho Mecenas e os membros da Diretoria da Subseção.Os atendimentos na capital alagoana acontecem até as 22h, com atendimentos realizados pelos membros da comissão. O presidente Thiago Wanderley relembrou que em 2016, a OAB Alagoas já promoveu atividades educativas e de atendimento no shopping, local escolhido devido ao fluxo de pessoas que é intenso durante todo o dia.?Aquele consumidor que está enfrentando algum problema pode nos acionar ali pertinho. Com isso eles recebem toda a orientação e conhecem o trabalho ofertado pela OAB Alagoas. Não tínhamos forma melhor de comemorar o Dia Mundial do Consumidor do que prestar esse serviço importantíssimo para a sociedade, defendendo o direito de cada um dos consumidores que a compõem?, destacou.Vale ressaltar ainda que na capital, a comissão oferecer serviços de forma gratuita todos os dias no prédio da Seccional no Centro de Maceió, inclusive com abertura de processos, e que a ação no shopping visa levar esse atendimento ainda mais próximo da sociedade.A Comissão mantém um regime de plantão de segunda a sexta-feira. O atendimento gratuito acontece as segundas e quartas-feiras pela manhã, das 08h às 12h, e as terças e quintas-feiras, de 13h às 16h30. O consumidor que teve algum tipo de problema na contratação de algum serviço ou na compra de algum produto pode levar os documentos como RG, CPF e comprovante de residência para que um processo seja aberto. A empresa denunciada é notificada e uma audiência marcada para tentar a resolução do problema.