Início » OAB Alagoas e Caixa de Assistência realizam mês de homenagens às mulheres com atividades, atendimentos e ações sociais

Março chegou e as discussões sobre as medidas e atuações ainda necessárias para erradicar as condutas que obstaculizam o desenvolvimento dos direitos da mulher e o progresso rumo à igualdade de gêneros se evidenciam. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), única no país a ter uma mulher como gestora, comemora ? durante todo o mês ? os avanços conquistados com atividades voltadas às mulheres advogadas, juristas e de todos os setores da sociedade, mas lembra através de ações realizadas em parceria com a Comissão da Mulher Advogada e a Caixa de Assistência dos Advogados que ainda há muitas batalhas a serem travadas pela conquista da equiparação dos direitos e o combate às discriminações, violência doméstica e feminicídio. ?Quando a gente faz um passeio pela nossa história acompanhamos muitas mulheres que lutaram para conquistar o direito de estudar, trabalhar, votar, enfim, serem livres para construírem seus caminhos de realizações. Foram muitas as vitórias. Temos leis extremamente importantes que garantem direitos às mulheres, mas, infelizmente, não são raras as vezes que encontramos problemas para efetivar essas leis. Ainda temos grandes desafios, por isso não podemos nos acomodar. A luta deve ser constante. Não podemos admitir violações de direitos. Não podemos conceber que mulheres ainda sejam mortas por serem mulheres. Temos muito o que comemorar, mas essa data precisa ultrapassar a homenagem. Esse é o objetivo da OAB Alagoas e da Caixa de Assistência, evidenciar a necessidade da continuidade dessa batalha. Homenagear ao mesmo tempo em que cobramos a garantia dos direitos das mulheres?, pontuou a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela.O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa Júnior, também ressaltou a importância do papel das mulheres nas conquistas sociais reverenciando a coragem nas lutas travadas pela garantia dos espaços e direitos. Além disso, destacou a satisfação em poder proporcionar, com a Caixa, ações focadas em homenageá-las e fomentar o debate pela maior conscientização e garantia da qualidade de vida.?As mulheres representam um dos mais sublimes exemplos de luta na experiência humana. Não é de hoje que os desafios se põem a frente das mulheres e elas os vencem, um a um, com dedicação, paciência e ternura. Então, quando reverenciamos as mulheres no mês de março, reverenciamos, na verdade, sua impressionante capacidade de lutar, de defender seus ideais, de correr atrás de seu espaço e de seus direitos. Pensando nisso, a Caixa de Assistência dos Advogados preparou, juntamente com a OAB, uma programação especial para este mês, cujo propósito principal é a valorização e a conscientização acerca do papel fundamental das mulheres na sociedade. A programação inclui campanhas de saúde e tratamentos de beleza nos fóruns e na sede da OAB, a constatação in loco das condições de trabalho para as mulheres nos fóruns, a promoção de sorteios para advogadas e a realização de um evento festivo na praia para incentivar o lazer em família. É a Caixa de Assistência trabalhando para melhorar a qualidade de vida das mulheres advogadas?, disse o presidente.Cronograma de AtividadesA programação tem início na manhã do dia 06, com atendimento jurídico e de saúde no Centro de Maceió. A oferta dos serviços ocorrerá em tendas montadas numa parceria OAB Alagoas e Caixa de Assistência. Durante o período da tarde e noite, a população continuará tendo acesso ao atendimento jurídico de forma gratuita, desta vez, no Maceió Shopping.No dia 07, lembrando o Dia Nacional da Advocacia Pública, comemorado nesta data, a OAB Alagoas realiza das 09 às 12h uma palestra com o tema. As mulheres presentes no evento serão homenageadas e poderão participar do atendimento de saúde promovido pela Caixa de Assistência. Durante a realização da palestra, através de parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), haverá a exposição de artesanato com produtos confeccionados pelas reeducandas dentro do Sistema Prisional. À tarde, a campanha de saúde será realizada na sede da Justiça Federal.Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a OAB Alagoas e a Caixa de Assistência irão promover visitas a fóruns e juizados parabenizando as advogadas e servidoras. A tarde haverá atendimento de saúde no Fórum do Barro Duro.  Também será realizado o juramento dos novos advogados, com homenagens na solenidade que acontecerá na sede da Ordem, em Jacarecica, a partir das 16h.No dia 09, a campanha de saúde encabeçada pela Caixa de Assistência chega ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com vários atendimentos sendo prestados no órgão.No domingo, dia 12, uma grande festa será montada na orla da praia de Ponta Verde, na conhecida Rua Fechada. O evento, que irá ofertar para as mulheres cuidados com a beleza, massagem e aulas de dança, será aberto a toda sociedade.No dia 16, através de uma parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, a OAB Alagoas e a Caixa de Assistência irão promover uma visita às reeducandas do Presídio Santa Luzia, durante a reinauguração da biblioteca da unidade. Na ocasião, haverá vacinação, numa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que fornecerá os medicamentos.No final do mês, a OAB Alagoas unindo forças com a Caixa de Assistência dos Advogados acerta os últimos detalhes para a realização de ações sociais que devem contar com atendimento à população em situação de vulnerabilidade social e doação de alimentos para um abrigo de mulheres.