Início » Interiorização: OAB Alagoas vai à Subseção de União dos Palmares debater pleitos da advocacia do interior

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) deu continuidade às ações de interiorização nesta quinta-feira (27) com visita a União dos Palmares. A presidente Fernanda Marinela foi recebida na Subseção da cidade pela presidente, Magda Fernanda. A comitiva passou pelas sedes da Justiça do Trabalho e do Fórum. O encontro foi finalizado com uma grande reunião com os advogados que atuam no interior e relataram os problemas enfrentados diariamente. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, ouviu os pleitos apresentados pelos advogados e destacou que o objetivo das ações de interiorização é justamente esse: fazer um diagnóstico do que afeta a atuação da advocacia alagoana, para, então, buscar melhorias. “A OAB Alagoas não deixa passar nenhum pleito sem tomar as devidas providências, estejam todos certos disso. Seja encaminhando ofício ou marcando reuniões com os órgãos responsáveis. Nada que nos chega é guardado. A ordem é dar andamento e buscar soluções. Claro, inevitavelmente algumas demandas são mais viáveis a curto prazo. Independentemente do tamanho da batalha, não nos furtamos de ir à luta. Para vocês terem ideia, tínhamos uma Vara na cidade de Arapiraca que simplesmente nada funcionava. Esse caso foi emblemático. Ouvimos o pleito e decidimos realizar uma Blitz das Prerrogativas. Ouvindo a cada um no local entendemos que o grande problema não era o juiz e sim o escrivão que tinha em suas mãos mais de 1.600 decisões que não foram publicadas. Logicamente o juiz é o responsável maior e deveria tomar um posicionamento. Fizemos várias reuniões e tudo se normalizou”, explicou. Questões relacionadas à liberação de alvarás, atendimentos em varas foram levantadas durante a reunião com os advogados. A presidente da Subseção, Magda Fernanda, ressaltou a importante parceria com a Seccional Alagoana, para dar andamento a projetos que visam aproximar o advogado de sua instituição. “Fortalecer a advocacia do interior é nosso objetivo. Por isso é sempre fundamental ouvir os advogados, colocar os problemas para serem debatidos e buscar caminhos e soluções. Essa forma de trabalho da Seccional Alagoana vem contribuindo para que os desafios encontrados ao longo do caminho sejam solucionados. Toda a gestão vem tendo uma atenção especial com os advogados do interior e essa iniciativa de estarmos juntos para lutarmos pelo fortalecimento da Ordem em nosso estado vem trazendo frutos não apenas para os advogados, mas para a sociedade”, comentou Magda Fernanda. Ainda durante a visita, a presidente da Subseção realizou uma inauguração simbólica da sala dos advogados e biblioteca, instalada na própria sede. Antes, o espaço era destinado como depósito, mas após reforma conta agora com computadores e exemplares de livros para serem utilizados pela advocacia.