Início » Caravana das Prerrogativas inicia caminhada em Maceió com visita à Justiça Federal

O segundo dia da Caravana Nacional das Prerrogativas vai percorrer, junto a Diretoria da OAB Alagoas, membros de comissões e advogados, vários órgãos importantes que atuam com o serviço jurisdicional na capital. A sede da Justiça Federal, na Serraria, recebeu a comitiva no início da manhã desta quarta-feira (17). O objetivo foi constar e ouvir os advogados sobre os problemas que são enfrentados no local diariamente; todos os pontos serão colocados num relatório para serem encaminhados ao Conselho Federal da OAB, para adotar as medidas cabíveis. O Procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles de Menezes, conversou com vários advogados e lembrou que os problemas de prerrogativas enfrentados em Alagoas são iguais aos de diversas partes do país. “Nós estamos com o olhar muito atento e muito focado nessas questões. O problema das prerrogativas é um fato nacional, é uma orquestração nacional. Acontece no Piauí, no Rio Grande do Norte, no Maranhão, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, São Paulo. Aliás, a ação se você pegar o procedimento e a ação inicial, elas só mudam de nome e de endereço, é a mesma ação. É uma orquestração contra a advocacia, identificamos que é uma intenção de colocar a advocacia de joelhos, de reduzir o papel da advocacia neste contexto. Não é novidade para ninguém que nós estamos caminhando para uma ditadura da toga. E nesse contexto só quem pode se opor a essa ditadura somos nós. A classe política eles já colocaram como refém, já fragilizaram a classe política, tanto no Executivo quanto o Legislativo. É uma ditadura que tem início nas bases, não é uma ditadura de cima, já estão fragilizando também os tribunais superiores, essa meninada que está querendo fazer história”, disse. A defesa das prerrogativas vem sendo uma luta constante da OAB Alagoas. A presidente Fernanda Marinela reitera o papel da instituição para garantir que os advogados consigam exercer a profissão e confia na força do Conselho para em conjunto com as demais seccionais. “Precisamos nos unir ainda mais e lutar pelas prerrogativas, lutar pelo cidadão, lutar pelo serviço jurisdicional de qualidade. Constatamos em Alagoas situações lamentáveis, um sistema caótico que causa inúmeros prejuízos a todos e não podemos ficar parados, precisamos sim agir para modificar essa realidade. A OAB estará nessa luta e contamos com o apoio de todos os advogados, são eles os nossos olhos e ouvidos em todas as comarcas, são eles quem podem nos relatar esses problemas”, concluiu.