Início » INSS Digital: OAB Alagoas assina com o órgão acordo de cooperação técnica

INSS Digital: OAB Alagoas assina com o órgão acordo de cooperação técnica

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) celebraram, na última semana, um acordo de cooperação técnica para requerimento de serviços previdenciários à distância. A assinatura do documento ocorreu na sede do órgão. A Ordem foi representada pelo vice-presidente da OAB, Ednaldo Maiorano, e pelos membros da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Jayme Canuto e Roberto Medeiros. Também estiveram presentes o vice-presidente do INSS, Thiago Andrigo Vesely, o gerente do INSS em Alagoas, Edgar Barros, e o deputado estadual Ronaldo Medeiros. O Acordo de Cooperação Técnica tem como objeto viabilizar a operacionalização de requerimento de aposentadorias, pensões, auxílios, exceto de benefícios por incapacidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC), certidão de tempo de contribuição, pecúlio, recurso, revisão, cópia de processos, extratos previdenciários, atualizações cadastrais e de benefícios, requeridos por advogados regularmente inscritos na OAB Alagoas, por intermédio online (requerimento.inss.gov.br) ou outro meio que possa ser disponibilizado pelo INSS para esta finalidade. Segundo Ednaldo Maiorano, esse é mais um benefício que chega para a sociedade, promovendo maior celeridade e eficiência no âmbito do INSS. “Tal instrumento irá facilitar muito a advocacia e a sociedade nos processos de acessos aos benefícios sociais. A OAB Alagoas vem sempre trabalhando para contribuir em ações que visem o fortalecimento da advocacia, mas também com foco na sociedade”, disse. O plano de trabalho do acordo de cooperação foi dividido em várias etapas, como execução, operacionalização, entre outras. Para o vice-presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, Jayme Canuto, a instituição vem sempre atuando em parceria com o INSS. “A Seccional Alagoana vem mantendo constantemente o diálogo com o INSS. Sempre que necessário, realizamos reuniões para apresentar sugestões e realizar cobranças, tudo em prol da sociedade e da melhor atuação tanto do INSS quanto dos nossos advogados previdenciários. Esse projeto visa possibilitar que os assegurados possam ser atendidos nesses locais sem ter que se dirigir a uma agência. A OAB Alagoas é uma dessas entidades selecionadas pela presidência do INSS e desponta como uma das primeiras no Brasil”, finalizou.