Início » Curso de Formação promove discussão sobre temas importantes com jovens advogados

Bacharéis em direito lotaram a Sala do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) nesta segunda-feira (07), para mais um Curso de Formação. A recepção aos novos advogados, que irão prestar juramento nesta terça-feira (08), é realizada através da Escola Superior de Advocacia (ESA) com o suporte da Comissão de Apoio Profissional e já virou tradição por minimizar as dúvidas que surgem neste momento de transição entre a vida acadêmica e o exercício da função. A abertura contou com as participações da presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela; do vice-presidente, Ednaldo Maiorano; da presidente da Comissão de Apoio Profissional Natália França e do vice, Pedro Accioly; do Secretário do Conselho do Jovem Advogado, Silvio Omena; e do Procurador Adjunto de Prerrogativas, Lucas Moura. A presidente ressaltou a alegria em receber os novos advogados, que poderão contribuir muito com as novas ideias para o fortalecimento da classe em Alagoas. “Esse sem dúvida é um grande momento para todos vocês, mas também para a OAB Alagoas que fica feliz em recebê-los. É a concretização de um sonho para cada um, uma nova página na vida profissional. Esse momento coroa tudo que vocês fizeram. Nossa ideia de promover o curso de formação é para, além de dar as boas vindas, podermos tratar de assuntos que serão importantes durante a vida profissional. Discutir ética profissional, prerrogativas, o processo judicial eletrônico vem a somar para as atividades de cada um. Mas é fundamental que todos saibam que a Ordem é a instituição de vocês, essa é a casa da advocacia, onde vocês podem usufruir de inúmeros benefícios, participar de cursos de atualização, ter um escudo na luta contra as violações de prerrogativas. Esse é nosso papel enquanto instituição e nosso compromisso enquanto gestores”, ressaltou. O vice-presidente Ednaldo Maiorano também esteve presente nesse momento ímpar na vida dos novos advogados, parabenizando e mostrando que cada caminho que começa a ser trilhado poderá ter bons frutos ou momentos de obstáculos, mas que cada um possa ter a ciência de que a OAB Alagoas será sempre o espaço onde poderão buscar o apoio nesta caminhada. “Foram anos de dedicação, estudos e muitos obstáculos vencidos, mas ainda irão surgir outros nessa caminhada. É comum o receio neste início de caminhada profissional, dos desafios que precisarão ser vencidos no exercício real da função. Mas tenham a certeza, vocês possuem o conhecimento. Vocês estão preparados e terão todo o suporte da OAB Alagoas. Quando as dúvidas surgirem nesta nova fase, não se furtem ao direito de nos procurar, seja em relação a processos, atendimento, ou qualquer outra questão. Nosso papel é de estar presente na vida de cada um de você, auxiliando e defendendo as prerrogativas. A OAB é da advocacia e hoje vocês são o futuro de nossa advocacia, as novas ideias, os novos sonhos, que irão se juntar a nós na construção de uma Ordem mais forte”, acrescentou Ednaldo Maiorano. A presidente e o vice da Comissão de Apoio Profissional, Natália França e Pedro Accioly, explicaram o funcionamento e o papel da comissão neste início da trajetória profissional. Neste momento de transição, os advogados precisaram colocar efetivamente em prática todos os conhecimentos, o que será desafiador. Para isso, a Ordem criação a comissão que irá auxiliar os novos advogados nesse início de trajetória. O Conselho do Jovem Advogado, representado pelo Secretário Silvio Omena, também felicitou os profissionais que ingressaram nesta terça-feira (08) aos quadros da instituição. Ele falou sobre o papel do Conselho, que tem fundamental importância para a defesa e os pleitos da advocacia jovem. É através do Conselho que as demandas são encaminhadas ao Conselho Seccional. As palestras tiveram início com o advogado e presidente da Comissão de Tecnologia e Informática, Fernando Câmara, que tratou sobre Processo Judicial Eletrônico (PJE); em seguida o tema Prerrogativas dos Advogados foi abordado pela Secretária Geral da Diretoria de Prerrogativas, Juliana Modesto. Seguiram as palestras com o advogado e ex-conselheiro federal da OAB Alagoas, Rodrigo Fontan, tratando do tema “Direito Médico: Perspectivas Profissionais de Atuação do Advogado”; a advogada Paula Fázio, integrante da Comissão de Mediação e Arbitragem, Aldemar Motta, com o tema “Métodos Alternativos de Soluções de Conflitos – A Contribuição do Advogado na Superação da Cultura do Litígio’; e finalizando com a participação do conselheiro seccional, David da Guia, que trouxe a discussão sobre “Ética Profissional”.