Dando continuidade à fase de implantação do INSS Digital em Alagoas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) participaram de um treinamento na sede da gerência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O objetivo é de que os advogados sejam multiplicadores da instituição. Participaram da capacitação Fernando Câmara, presidente da Comissão de Tecnologia e Informática, membros da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária, João Onuki, Marcel Gameleira e Wesley Ribeiro. A capacitação foi ministrada pelo coordenador Geraldo Henrique e foi acompanhada pelo gerente executivo do órgão em Alagoas, Edgar Barros. Durante o encontro, os advogados puderam expor seus questionamentos quando o projeto, sanando assim todas as dúvidas. A parceria com a OAB Alagoas visa simplificar o acesso ao requerimento dos processos administrativos através do sistema. Segundo Fernando Câmara, essa é uma iniciativa inovadora e a OAB espera contribuir para sua eficácia e implementação no estado. “Propusemos várias adequações, inclusões no sistema do INSS e que serão levadas para a gerência nacional do órgão em Brasília. Sem dúvida, esse é um sistema que tende a se estabelecer, promovendo uma grande revolução no atendimento ao assistido pela Previdência Social no Brasil. Serão ganhos imediatos, redução no tempo de atendimento, agilidade no processo de avaliação para concessão de benefício junto ao INSS, praticidade, além da economia de recursos”, disse. O coordenador do sistema explicou como a nova forma de atendimento e a parceria firmada com a OAB vai agilizar o requerimento de benefícios previdenciários. “Os advogados terão senhas específicas, com isso, tendo acesso à plataforma. Eles realização o cadastro e poderão requerer benefícios previdenciários dando andamento em muitos processos apenas scaneando e autenticando a documentação nos próprios escritórios ou na OAB”, declarou o gestor. Geraldo Henrique ainda ressaltou durante o treinamento todas as comodidades que a plataforma gera não apenas para os segurados como também para os advogados. “A senha que cada um cadastrado no sistema receberá, vai facilitar o processo de requerimento, que normalmente é feito apenas na agência, passando a ser realizado no próprio escritório”, explicou. A contribuição da OAB tem papel decisivo, especialmente porque a advocacia já vem experimentando desde 2006 fortes avanços no sentido da modernização da profissão. “O processo eletrônico para a vida do advogado já é uma realidade há mais de uma década. Já temos muita experiência de sucesso e necessidade de melhorias para contribuir com o INSS nesta fase de modernização. Essa relação tem sido de muito ganho e parceria”, finalizou Fernando Câmara. **Com informações da assessoria do INSS/AL**