Início » OAB em Debate: estudantes de direito da Faculdade Estácio discutem ‘Os Aspectos Jurídicos e Psicológicos do jogo Baleia Azul’

A Escola Superior de Advocacia (ESA) deu início ao cronograma do segundo semestre do projeto OAB em Debate, que leva discussões extremamente importantes e atuais às faculdades de direito de Alagoas. O debate que ocorreu na noite desta sexta-feira (04), na Faculdade Estácio, abordou a temática “Os Aspectos Jurídicos e Psicológicos do jogo Baleia Azul”, com palestras ministradas por Agnes Morgado, Ney Alcântara e Raimundo Palmeira. O jogo virtual denominado “Baleia Azul” teve como uma das primeiras vítimas, que ensejou a investigação sobre o caso, uma garota de 17 anos do extremo oriente russo. O objetivo final do jogo é levar o participante à prática do suicídio. Isso é obtido atraindo pessoas influenciáveis, incluindo crianças e adolescentes, dando-lhes “missões” que vão de pequenos atos até condutas perigosas, culminando com a retirada da própria vida. Os participantes têm de provar com fotos e gravações que realmente cumpriram as “missões” que lhe foram passadas por um “curador” do jogo. A iniciativa desta discussão foi da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB Alagoas. O membro da Comissão, Victor Medeiros, explicou que a ideia é ampliar o debate sobre o tema, que vem sendo discutido constantemente na mídia. “A OAB Alagoas sempre tem essa preocupação de promover junto à classe acadêmica a discussão de temas atuais, tanto na área jurídica, como também buscando aspectos relevantes para a sociedade. Essa temática, “Baleia Azul”, vem causando muita preocupação entre os pais, nas escolas, e por isso decidimos juntar grandes nomes do direito em nosso estado além da psicóloga para abordá-lo e mostrar as visões de cada um para os estudantes”, comentou. A Escola Superior de Advocacia foi representada pela Diretora Acadêmia, Raphaela Sant’ana Batista que, antes das palestras, reforçou o papel da Ordem em estar sempre próxima dos estudantes. “Essa é uma importante parceria que firmamos com as faculdades de Alagoas, mantendo a instituição sempre perto de cada um de vocês. A ESA é o espaço que o advogado encontra para a capacitação; temos dentro da Ordem esse compromisso de promover atividades que gerem crescimento profissional, uma necessidade do mercado e que com certeza será o diferencial de cada advogado. Esse aprimoramento começa na sala de aula, mas deve ter continuidade durante toda a vida advocatícia, pois o advogado precisa estar sempre atualizado das leis, dos acontecimentos no país”, colocou. O primeiro palestrante foi o advogado Raimundo Palmeira, que falou um pouco sobre sua visão do jogo, com os aspectos jurídicos, assim como apresentou o segundo palestrante, Ney Alcântara. Já a psicóloga Agnes Morgado, abordou os aspectos emocionais, as implicações nas vidas de cada um daqueles que se envolvem com esse “problema”. O OAB em Debate acontece mensalmente nas faculdades alagoanas. Advogados e professores são convidados pela OAB Alagoas para palestrar para os estudantes sobre temas variados, buscando uma maior aproximação entre a instituição e os acadêmicos.