Início » Reunião entre OAB Alagoas e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco discute parceria

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, recebeu, na tarde desta segunda-feira (07), representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para discutir a formalização de uma parceria visando o fortalecimento das ações em defesa do ‘Velho Chico’. Na oportunidade, livros, revista e relatórios que detalham o funcionamento do Comitê e os resultados colhidos foram entregues à presidência da instituição. “Nosso interesse é contribuir tanto de forma estadual, com a OAB Alagoas, como macro, com o Conselho Federal. A OAB já tem um projeto voltado para área, com ações de mobilização nos estados banhados pelo São Francisco. Essa atuação segue um cronograma e Alagoas está definindo a logística para sua realização. Queremos mais. Diante da importância da causa, a atuação conjunta entre os órgãos é extremamente necessária, por isso essa reunião de hoje já é fruto de diálogos anteriores. Queremos saber de que forma a OAB Alagoas pode somar a essa atuação do Comitê”, pontuou a presidente, Fernanda Marinela, em conversa com os representantes do CBHSF. O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, destacou que a participação da Seccional Alagoana pode ser realizada de forma informativa, de conscientização ambiental, visto que a instituição não possui poder fiscalizador. “Temos diferentes campos de atuação dentro do Comitê e a OAB Alagoas será muito bem-vinda. Apesar de não ser um órgão fiscalizador, uma questão de extrema importância é a conscientização. É atuar para o não cometimento das irregularidades. É trabalhar pela preservação”. Fernanda Marinela se comprometeu a repassar os encaminhamentos para a Comissão do Meio Ambiente da OAB Alagoas e também traçar junto a Comissão Nacional de que forma a atuação poderá ser formalizada, além de propor o comprometimento dentro do projeto OAB nas Escolas e no evento que está sendo agendado seguindo cronograma dos estados banhados pelo rio. “A Comissão de Meio Ambiente da OAB Alagoas vai receber tudo que discutimos e o material que foi repassado. Vou pedir para que eles preparem um estudo e uma proposta de projeto para que possamos apresentá-la e formalizar a atuação conjunta. A Comissão Nacional também vem realizando uma atuação importantíssima e iremos encaminhar esses dados para que também possamos ter novas ideias juntos. De antemão, temos um projeto muito importante de conscientização junto às crianças e jovens, o OAB nas Escolas. Estamos realizando atividades junto com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas agora, focando nas eleições. Mas temos diversos encaminhamentos a serem dados e podemos estudar a conscientização relacionada ao Rio São Francisco, fazendo com que os estudantes conheçam um pouco mais sobre sua importância e a atuação do Comitê. Além disso, as ações do Comitê podem entrar na pauta do evento que pretendemos realizar no estado, seguindo a programação junto a outras Seccionais que também estão organizando os eventos nos estados banhados pelo rio”, explicou. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger.