Início » Nova gestão do Sindpol é recebida pela presidência da OAB Alagoas e apresenta demandas da categoria que refletem na sociedade

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Ednaldo Maiorano, acompanhado dos presidentes da Comissão de Direitos Humanos, Ricardo Moraes, e da Comissão de Relações Penitenciárias e do Advogado Criminalista, Fernando Guerra, recebeu a nova presidência do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindpol). O encontro, que ocorreu na tarde desta terça-feira (26), no prédio sede da Ordem, localizado em Jacarecica, teve como objetivo estreitar o diálogo entre instituição e sindicato, além de discutir as maiores demandas apresentadas pela nova gestão. O presidente Ednaldo Maiorano, ressaltou a importância da parceria e do diálogo sempre aberto com o Sindpol, em uma busca conjunta e contínua pela defesa de direitos historicamente conquistados não só pela categoria, como também por toda a sociedade. “Em primeiro lugar temos que prestar nossa congratulação a essa nova gestão, não apenas pela vitória na eleição, e sim, pela coragem em assumir o difícil papel que é lutar pela defesa dos direitos já conquistados e pelo fortalecimento da categoria. É nobre assumir tamanha responsabilidade. A OAB Alagoas sabe bem o que é trilhar esse caminho. Essa instituição é a casa da advocacia alagoana e, também por isso, de toda a sociedade, nos mais distintos setores em que o cidadão se enquadre. É extremamente positivo ter esse diálogo aberto com o Sindpol, conhecer mais de perto as demandas da categoria, que refletem na sociedade. Com isso, vamos buscar juntos soluções para os problemas apresentados. A OAB Alagoas, costumo dizer, não tem poder fiscalizador ou punitivo e não consegue resolver por conta própria questões de responsabilidade de outros órgãos, instituições, etc. Mas não nos furtamos ao dever de ir em busca da defesa dos direitos, dialogando, oficializando e cobrando quem possa ter a responsabilidade por qualquer que seja a demanda. Vamos colher as pautas levantadas pelo Sindpol e juntos buscar a viabilidade de pontos importantes”, explicou. O novo presidente do Sindipol, Ricardo Nazário, acompanhado do diretor jurídico e do de comunicação do sindicato, respectivamente, José Carlos e José Edeilton Gomes, lembrou que a nova gestão está fazendo um diagnóstico e muitas pautas precisam ser debatidas, mas em um primeiro momento, o fechamento das Casas de Custódia se destaca. “A intenção desse encontro hoje com a OAB Alagoas é dar realmente os primeiros passos, colocar o sindicato cada vez mais próximo da instituição. Claro, temos muitos problemas que merecem a devida atenção, mas o fechamento das Casas de Custódia causou um grande impacto. Infelizmente, hoje o preso passa pela audiência de custódia e, sendo confirmada a prisão, ele retorna as Centrais de Flagrantes, ao Complexo de Delegacias Especializadas (CODE), as delegacias do interior, porque o sistema prisional não consegue absorvê-los com a rapidez necessária. Além de encontramos presos em situações desumanas em locais que não estão preparados para fazer esse acolhimento, temos policias civis com acúmulo e desvio de função. Nossa intenção aqui é buscar um encaminhamento de solução, e solicitar o apoio da OAB nessa busca por melhorias. Precisamos de reformas nas Casas de Custódias e que elas passem a estar sobre a responsabilidade do sistema, para amenizar a situação”, frisou.