Início » Reunião na OAB Alagoas discute garantia de direitos da mulher com câncer e o ‘Outubro Rosa’

As presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela, e da Comissão da Mulher Advogada, Eloína Braz, receberam, nessa quarta-feira (13), a vereadora Tereza Nelma, acompanhada de um grupo de mulheres que lutam pelos direitos de pacientes oncológicas. O encontro ocorreu na sede da instituição, localizada no bairro de Jacarecica. O encontro foi motivado pela aproximação do ‘Outubro Rosa’, que representa a conscientização diante da doença. A participação da OAB Alagoas dentro da programação foi alinhada. A vereadora e as mulheres que representam as pacientes oncológicas também pediram apoio da instituição da defesa de direitos já garantidos e na promoção de projetos de lei. “Foi um encontro muito importante. Infelizmente, muitas pacientes ainda precisam travar verdadeiras batalhas pelo acesso a medicamentos, exames, tratamentos e reconstrução mamária, tudo isso somado a luta pela vida. Foi muito válido ouvir cada uma delas e ampliar o nosso conhecimento sobre essa realidade. Conseguimos no comprometer com a disponibilização do espaço da nossa sede para ações e palestras do ‘Outubro Rosa’, inclusive para a realização de um seminário, além de abraçarmos os esforços pelas garantias de leis locais e nacionais. Estaremos encaminhando para a Comissão de Encaminhamento Legislativo e Comissão Nacional da Mulher a solicitação de apoio a tramitação do projeto de lei federal ampliando os direitos das pacientes oncológicas. Também iremos estudar a proposição de um projeto de lei municipal para ser encaminhado pela Comissão da Mulher Advogada e pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas”, explicou Fernanda Marinela.