Início » Novos advogados prestam juramento em solenidade marcada pela emoção

Novos advogados prestam juramento em solenidade marcada pela emoção

A transição entre a faculdade e o início da carreira foi concretizada na manhã desta quarta-feira (11) para 42 novos advogados. Os bacharéis, acompanhados de familiares e amigos, foram recebidos pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Fernanda Marinela; pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa; pelo vice-presidente da Comissão de Apoio Profissional, Pedro Accioly; e pelo representante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de Alagoas (AATAL), Paulo Vasquez. Em uma solenidade marcada pela emoção, eles prestaram juramento. A solenidade, que ocorreu no auditório do prédio sede da Seccional Alagoana, em Jacarecica, teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e exibição de um vídeo institucional mostrando um pouco da estrutura, dos avanços e dos benefícios oferecidos pela OAB Alagoas e Caixa de Assistência aos novos advogados. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, deu as boas-vindas aos novos companheiros de profissão e lembrou que, apesar dos muitos desafios que irão se apresentar no exercício da profissão, cada um deles terá todo o suporte da Seccional, casa da advocacia alagoana. “Sejam muito bem-vindos. Costumo dizer que este não é um momento feliz apenas para vocês e seus familiares que aqui estão. Nós que estamos compondo a OAB Alagoas temos uma imensa felicidade a cada nova solenidade de juramento. Sabemos tudo que vocês passaram para chegar a esse momento, já estivemos desse lado, agora vocês precisam saber o quanto cada um é importante para o fortalecimento da nossa advocacia. Chegar a esse momento é ter a certeza que novas forças e ideias estão chegando para somar ao nosso quadro. A cada solenidade de juramento eu faço um convite especial. Precisamos da advocacia jovem. Temos muito trabalho em busca de um fortalecimento cada vez maior da categoria, precisamos de muitos braços. Hoje a OAB Alagoas conta com mais de 30 Comissões. O convite que faço é para que vocês analisem cada uma delas, vejam a que melhor se encaixa no perfil de vocês e venham construir junto. Hoje já conseguimos oferecer um suporte maior a advocacia. Temos a Comissão de Apoio Profissional para dar suporte a vocês nesse momento de transição, temos uma estrutura completa disponível através do OAB Office, com salas de reunião, atendimento de clientes e peticionamento para quem não possui um escritório, temos a oferta quase diária de cursos presenciais e telepresenciais com a Escola Superior de Advocacia e temos a Caixa de Assistência sempre trabalhando pela qualidade de vida de vocês”, pontuou Marinela. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa, também tomou a palavra falando aos novos advogados e seus familiares. A atuação da Caixa em busca de benefícios para a advocacia foi destacada. O presidente também explicou sobre o acesso aos serviços e convênios ofertados. “A Caixa não para de pensar na advocacia alagoana. Acabamos de voltar da I Meia Maratona no Rio de Janeiro, com a advogada Eveline Dantas conquistando o terceiro lugar na categoria geral feminina, nos 21km. Estamos realizando na semana que vem a Campanha de Saúde do Outubro Rosa, com vários atendimentos na OAB e em diversos órgãos. A cada dia o número de empresas conveniadas a CAA ofertando descontos para a advocacia cresce. Em novembro vamos realizar o I Festival de Música da Caixa de Assistência dos Advogados. Não paramos um só dia. Tudo para ofertar para toda a advocacia qualidade de vida, saúde, esporte, lazer, descontos em produtos e serviços. E vocês vão poder aproveitar tudo isso. Através dessas ofertas vocês conseguem obter de volta rapidamente o valor empregado na anuidade. Então sejam bem-vindos, conte conosco e aproveitem tudo que vocês tem direito”, frisou Nivaldo Barbosa. O vice-presidente da Comissão de Apoio Profissional, Pedro Accioly, também explicou aos novos companheiros de profissão como funciona o suporte ofertado nessa transição entre faculdade e mercado de trabalho. “A Comissão está aqui para prestar todo o apoio. Apesar do vasto conhecimento acumulado durante a faculdade, esse é um momento novo. É o que vimos em teoria se colocando todos os dias em nossa frente. Infelizmente, nos deparamos com problemas diários, que não temos o total conhecimento quando estamos na faculdade. E é nesse momento de dúvida que estamos à disposição. Hoje vocês já podem deixar seus contatos de Whatsapp. Faremos um grupo e vocês vão poder nos acionar para obter informações e ajudas. Tudo de forma mais rápida e prática. São informações indispensáveis. Claro, que em alguns casos o problema excede a orientação pelo aplicativo e podemos prestar outros suportes. Temos diariamente dois técnicos na OAB para ajudar na resolução de problemas com o sistema para os peticionamentos. Procurem-nos em qualquer momento de dúvida. Estamos à disposição e felizes em recebê-los”, ressaltou. Após prestaram juramento, os novos advogados receberam as credenciais temporárias da Ordem, que garantem o exercício da função. Ao final da solenidade, a emoção marcou o rosto dos familiares que posaram para as fotos ao lado dos agora advogados. Além do juramento dos 42 novos advogados a solenidade foi marcada também pelo juramento de três novos estagiários.