Início » Seminário na OAB Alagoas vai discutir Inovações nas Relações de Consumo

Seminário na OAB Alagoas vai discutir Inovações nas Relações de Consumo

Com o objetivo de discutir as inovações nas relações de consumo, a Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional, em parceria com a OAB Alagoas, realiza no dia 07 de novembro, um seminário que abordará a temática. As inscrições já estão abertas. O evento terá como palestrantes Cláudia Lima Marques e Artur Rollo. Segundo a presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional, Marié Miranda, essa semana uma oportunidade de promover um debate sobre os avanços e conquistas nas relações de consumo no Brasil. “As relações de consumo são formadas pela interação entre consumidores e fornecedores a partir de um produto ou serviço. Na atualidade, a tecnologia vem sendo um diferencial neste quesito, por isso, decidimos abordar esta temática entre a advocacia, os estudantes de direito e a sociedade”, colocou. As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas através do email da Escola Superior de Advocacia (ESA): esa@oab-al.org.br. No dia do evento, o participante deverá trazer um quilo de alimento não perecível; toda a arrecadação será doada a uma instituição de caridade em Alagoas. Os certificados com carga horária de 4h serão emitidos pela ESA. O seminário conta com patrocínio da OAB Nacional, OAB Alagoas e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, além do apoio da Comissão do Direito do Consumidor de Alagoas. **Confira o currículo dos palestrantes:** **CLAUDIA LIMA MARQUES -** Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado na Universidade de Tübingen (1987), doutorado (Doctoris Iuris Utriusque, 1996) e pós-doutorado na Universidade de Heidelberg (2003). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS, Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Atualização do Código de Defesa do Consumidor, Presidente do Comitê de Proteção Internacional do Consumidor da International Law Association, Londres, Diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DBJV, Berlin) e da ILA-Branch Brazil. Ex-Presidente da ASADIP – Associação Americana de Direito Internacional Privado, Asunción e do Brasilcon – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, Brasília. É Coordenadora da Revista de Direito do Consumidor – Brasilcon/RT e líder do Grupo de Pesquisa CNPq – Mercosul e Direito do Consumidor?. Coordenadora brasileira da Rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor (DAAD-CAPES). Professora na Academia de Direito Internacional de Haia em 2009, é Árbitro do Mercosul e jurista-colaboradora da SENACON-MJ na OEA e Conferência de Haia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase Direito do Consumidor, MERCOSUL, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado além de ser bolsista produtividade 1A do CNPq. **ARTHUR ROLLO –** Doutor (2010) e Mestre (2002) em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Professor Titular de Direitos Difusos e Coletivos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito do Consumidor, Direito eleitoral e Gestão Educacional do Damásio Educacional. Professor convidado de diversos cursos de pós-graduação e palestrante, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do consumidor, direito eleitoral, direito administrativo, direitos difusos e coletivos e processo coletivo.