Início » OAB Alagoas convoca advocacia para Ato de Desagravo Público em prol de advogado vítima de ação violenta durante abordagem policial

A OAB Alagoas realiza nesta quarta-feira (08), às 16h, em frente à Sede Histórica da OAB, no Centro de Maceió, um Ato de Desagravo Público. O ato é em prol do advogado Everton Thayrones de Almeida Vieira, vítima de ação violenta, praticada por policiais militares durante uma abordagem numa blitz, ocorrida em uma estrada do Povoado Pé Leve, situado em Limoeiro de Anadia, Agreste de Alagoas. Ele foi algemado e teve o braço quebrado na ação considerada truculenta. Estarão presentes no ato, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, demais membros da Diretoria da Ordem, Conselheiros Federais e Seccionais, integrantes da Diretoria de Prerrogativas da OAB Alagoas. Também está em Maceió para participar do ato o presidente Nacional de Defesa das Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos. O pedido de desagravo ao advogado foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) durante sessão ordinária no último dia 27 de outubro. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, relembrou toda a luta da Seccional Alagoana durante os últimos dois anos acompanhando o desenrolar do caso e buscando todos os meios jurídicos para a punição aos culpados e o apoio incondicional ao advogado. “A OAB nunca ficará omissa a casos graves envolvendo os advogados, seja quando há violação das prerrogativas ou à dignidade humana. Lutamos por justiça, pelo cumprimento da lei, sendo sempre incisiva quanto às ações legais na defesa da advocacia alagoana, e na cobrança das medidas cabíveis. Injustiças, desrespeito aos direitos humanos e à Constituição Federal serão sempre combatidas pela nossa Ordem, seja em Alagoas ou em qualquer parte do país. Defender o advogado é também defender a sociedade”, acrescentou. O Desagravo Público é uma medida efetivada na defesa do advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia. Este Instrumento de Defesa, está previsto, no inciso XVII, do artigo 7. Da Lei n. 8.906/1994, Estatuto da Advocacia – EAOAB.