Início » OAB Alagoas e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco assinam termo de parceria

Um termo de parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi assinado na tarde desta terça-feira (14) na sede da instituição, em Jacarecica. O termo busca aproximar as duas entidades visando cooperação técnica. O documento foi assinado pela presidente da Ordem, Fernanda Marinela, e pelo presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. Também estiveram presentes no ato o vice-presidente da OAB Alagoas, Ednaldo Maiorano, a vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Mayumi Ogata, os membros da comissão, Renato Scalco e Roberto Farias, que é representante da OAB no Comitê. Entre os objetivos da parceria estão o desenvolvimento e a execução de ações visando o fortalecimento na defesa do ‘Velho Chico’, fomentando junto à sociedade a preservação do Rio São Francisco e atuando de forma conjunta com outros órgãos em Alagoas. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, ressaltou a importância do termo e da parceria com o comitê, destacando o interesse social que a instituição tem em contribuir de forma estadual e nacional na defesa do Velho Chico. “Nossa comissão já vem trabalhando constantemente na defesa de questões relacionadas ao meio ambiente. Essa parceria agora vem apenas para ratificar nosso compromisso social, com questões ambientais que são fundamentais para nossa sociedade. A Ordem vem somar com Comitê nessa atuação”, colocou Marinela. O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, destacou a participação da Seccional Alagoana nos projetos que serão desenvolvidos a partir da assinatura do termo. “O comitê é constituído de muitos segmentos, do poder público, e das entidades. A OAB representa os interesses dos operadores de direitos e também da sociedade, nada mais natural que o termo ser assinado com essa instituição, que pode dar a contribuição na gestão sustentável dos recursos hídricos, em demandas diversas. Com certeza, teremos muitos avanços com essa parceria, que trará muitos frutos para o futuro”, disse. Já Renato Scalco, membro da Comissão, destacou que a parceria vem para fortificar uma atuação da instituição que já é uma realidade. “Essa parceria consolida uma atuação já existente na OAB, a qual temos representatividade no comitê. Com a formalização, outros membros da instituição podem passar a atuar mais diretamente nas diversas subcomissões e comissões do comitê, colaborando com os trabalhos de forma mais ativa”, acrescentou. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger.