Início » Advocacia alagoana comemora avanços com aparelhamento cerca de 30 salas dos advogados nos últimos dois anos de gestão

O Programa de Aparelhamento das Salas dos Advogados em Alagoas é resultado de um esforço conjunto entre a Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). Em dois anos, já são cerca de 30 salas equipadas e reaparelhadas oferecendo aos advogados estrutura necessária para o pleno exercício da profissão. A ação teve início em novembro de 2016, após um longo trabalho de mapeamento pelas Subseções do Estado. Do Agreste ao Sertão de Alagoas, a Caixa de Assistência enviou equipes que puderam analisar os principais problemas nas salas já existentes, além de buscar novos espaços para serem destinados à advocacia. As salas são equipadas com computador, com acesso à internet, impressora, além de uma mesa de apoio para os advogados que precisam utilizar o local antes das audiências ocorridas. Essa estrutura já está disponível em vários locais do estado. Foram equipadas e aparelhadas as salas dos fóruns de Batalha, São José da Tapera, Piranhas, Traipu, Mata Grande, São Sebastião, Marechal Deodoro, Maragogi, Porto Calvo, Penedo, Maravilha, Olho D’Água das Flores, Pão de Açúcar, Maribondo e Piranhas. O projeto também alcançou o TRT de Porto Calvo, Penedo, São Luiz do Quitunde, Santana do Ipanema. Já o Sistema Prisional ganhou nova estrutura no Núcleo Ressocializador, Casa da Custódia, Baldomero e CEUP. A equipe da Caixa reaparelhou o 6º Juizado Cível e Criminal da Capital, 26ª Vara da Capital, 8º Juizado Especial, 16ª Vara (localizada no Campus da UFAL) além da 9º Juizado Cível e Criminal da Capital (instalado no Cesmac). Para o início de 2018 está programado o aparelhamento de 11 salas nos Fóruns de Anadia, Cacimbinhas, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Boca da Mata, Coruripe, Teotônio Vilela e Girau do Ponciano além do TRT de Palmeira dos Índios e Atalaia e do Juizado Especial de Palmeira dos Índios. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, esse é um trabalho conjunto, cujo auxílio das Subseções é fundamental, para efetuar um mapeamento e os locais onde é urgente a atuação da instituição, para que todos os advogados possam utilizar os equipamentos necessários para um bom desenvolvimento de sua profissão. “Essa parceria da Caixa e da OAB-AL de focar sempre no programa de aparelhamento é pensando no dia-a-dia de cada advogado da capital e do interior de Alagoas, para que todos possam ter uma melhoria no exercício de sua função e desempenhar o melhor para nossa sociedade. Temos muito a realizar e estamos trabalhando diariamente nesse projeto. Alcançar a todos os advogados que precisam e contribuir para a melhoria de todos em geral é a nossa meta”, comentou. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, garantiu que até o final da gestão mais espaços serão disponibilizados, com um trabalho focado sempre na advocacia, buscando dialogar e conhecer de perto todos os problemas e desafios vivenciados em Alagoas. “As salas servem como um suporte de tecnologia fundamental para a profissão, o virtual ajuda o advogado a realizar consultas importantíssimas diante dos processos. Além do contato com seus clientes. Nosso compromisso é deixar o advogado cada vez mais engajado com todas as ferramentas tecnológicas que acrescentem na sua função, proporcionando o melhor para seu trabalho”, acrescentou Marinela. Em 2018, o Programa de Aparelhamento das Salas dos Advogados continuará crescendo e levando para os advogados alagoanos uma melhor qualidade de trabalho. “A nossa luta é constante em favor da advocacia, a tecnologia está cada vez mais presente no mercado, ajudando o dia-a-dia do profissional de Direito. E a Caixa de Assistência se preocupa em oferecer essas salas para que cada advogado trabalhe da melhor forma possível, oferecendo o melhor para nossa sociedade”, finalizou Nivaldo Barbosa Junior.