Início » Emoção marca recepção de cerca de 60 novos advogados em solenidade de juramento

Emoção marca recepção de cerca de 60 novos advogados em solenidade de juramento

Cerca de 60 bacharéis, familiares e amigos, foram recepcionados no prédio sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), nesta sexta-feira (23), para mais uma solenidade de juramento. A emoção dos novos advogados ao receberem a carteira provisória de ingresso na Ordem marcou o evento que teve em sua mesa de honra a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, o vice, Ednaldo Maiorano, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Nivaldo Barbosa. Membros das diretorias da OAB Alagoas, Caixa e Escola Superior de Advocacia, além dos representantes de várias Comissões também estiveram presentes para dar as boas-vindas aos novos colegas de profissão. A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pelos presentes em posição respeito. Os novos advogados prestaram juramento e ouviram as saudações dos representantes da Seccional alagoana, que fizeram questão de ressaltar que com a alegria do ingresso também chegam grandes responsabilidades. “Estamos vivendo mais que uma crise econômica, financeira. Estamos vivendo uma crise ética, moral. Estamos vivendo uma crise de credibilidade. Temos, diante disso, uma responsabilidade muito grande. Temos que ter consciência de que não podemos continuar tentando resolver problemas novos com soluções velhas. Se continuarmos tentando, não avançaremos. E vocês tem um papel extremamente importante nisso. A energia, a coragem, a criatividade e a força que vocês trazem nesse momento é essencial. Tenham a certeza que esta é a casa da advocacia alagoana. Aqui oferecemos todo o suporte para que nossa advocacia preste o melhor serviço em defesa da sociedade. Somos guardiões da justiça e por isso a extrema felicidade desse momento deve ser acompanhada pela responsabilidade que vocês passam a exercer a partir de agora. Então sejam muito bem-vindos e vamos construir juntos”, destacou Fernanda Marinela. “Chico Buarque entoava em um trecho de uma de suas celebres músicas: ‘Dormia a nossa pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações’. É uma música que rompe seu tempo histórico e nos chega ao presente bastante atual diante da realidade que nossa sociedade enfrenta. Eu tenho plena convicção que ao saírem deste juramento, embora tenhamos uma festa intitulada Ressaca de Carnaval, com apresentação inclusive de escola de samba, não será necessário entoar parte do hino de um samba-enredo da Beija Flor que dia: ‘O pátria amada por onde andas? ’. Tenho certeza disso porque a resposta está dentro de cada um de nós. Vocês estão ingressando na profissão mais cidadã que existe na nossa nação. Nas mãos de cada um de nós está o futuro. Vamos construí-lo juntos, em defesa da Constituição, da democracia, da sociedade”, frisou Ednaldo Maiorano. “Já diz o nosso hino: ‘Um filho teu não foge à luta’. Vocês acabam de ingressar em uma instituição que não foge à luta. A advocacia é marcada pela batalha incessante. Somos a categoria mais forte e mais organizada do Brasil. Mas além desse afago que vocês recebem, chegam os deveres. É preciso nos atermos a ética. Realmente vivenciamos uma grande crise moral e ética. É preciso reconhecer que falhamos. Se o Brasil chegou onde está, falhamos em algum momento. E em nossas mãos está a reconstrução do caminho certo a seguir. Então sejam muito bem-vindos, utilizem tudo que a Caixa de Assistência em parceria com a OAB Alagoas e ESA oferece para vocês, como OAB Office, convênios, aparelhamento, cursos, entre tantas outras coisas, e cresçam, defendam nossa sociedade, defendam nossas leis”, pontuou Nivaldo Barbosa. O vice-presidente da Comissão de Apoio Profissional, Pedro Accioly, também recepcionou os novos advogados e falou das ferramentas disponibilizadas como suporte nessa transição. “Sejam bem-vindos. Vocês serão nosso 15º grupo no aplicativo Whatsapp. Através dele nós conseguimos atender as dúvidas que surgem nesse início de carreira com mais rapidez e praticidade. Ontem, durante o Curso de Formação, muitos de vocês já deixaram seus contatos, que ainda não o fez, peço que deixem hoje. Logo após a solenidade de juramento criaremos o grupo e manteremos contato. Dúvidas pequenas e até as mais complicadas são apresentadas e nós conseguimos explicar como resolver o problema em pouco tempo. Quando a situação é maior, como por exemplo, problemas no funcionamento do sistema, dois técnicos podem prestar assistência aqui na sede. Vocês trazem os notebooks onde vocês trabalham e eles prestam o auxílio necessário ensinando como resolver a situação. Estamos sempre à disposição”. Após as saudações, os novos advogados receberam as carteiras provisórias da Ordem, que dão direito ao início do exercício da profissão. O momento foi acompanhado por familiares e amigos que se emocionaram.