Início » Eleições 2018: OAB Alagoas realiza Congresso Alagoano de Direito Eleitoral em parceria com a ESA e Caixa de Assistência

O ano é de eleições. O Brasil vai poder definir quem são os seus representantes na Presidência, Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. As crises vivenciadas na política e as mudanças no sistema eleitoral deixaram o cenário turbulento e provocaram a necessidade de capacitação e reciclagem. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) irá abordar sobre o sistema, reforma política, registro de candidatura, financiamento eleitoral, combate a utilização da máquina pública, propaganda e todos os desafios do pleito que se aproxima, no Congresso Alagoano de Direito Eleitoral. O evento, organizado através de uma parceria com a Comissão de Direito Eleitoral, Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/AL), está com inscrições abertas e ocorre nos dias 12 e 13 de abril. É preciso correr para garantir uma vaga. A abertura do Congresso ocorre a partir das 20h da quinta-feira (12.04). Após a solenidade, nomes que são referência nas áreas abordadas irão iniciar uma intensa exposição de temas, seguidos de debates. A primeira temática abordada, ainda na quinta-feira, será “CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS: COMBATE A UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA”, tendo como presidente de mesa, Luiz Vasconcelos; fomentadora, Jamile Coelho; e expositores Marilda Silveira, Joelson Dias e Carlos Neves. As atualizações e debates retornam na sexta-feira (13.04) a partir das 09h. O primeiro tema será “SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA – PERSPECTIVA PARA AS ELEIÇÕES 2018”, com Sidney Peixoto como presidente de mesa, Gabriela Rollemberg como fomentadora, e Vânia Aieta e Carlos Eduardo Frazão como expositores. Às 10h45 tem início a temática “NOVAS FORMAS DE FINANCIAMENTO ELEITORAL – ARRECADAÇÃO E GASTOS DE CAMPANHA”, com Fábio Ferrário como presidente de mesa, Delmiro Campos, sendo fomentador e Gustavo Guedes e Luciana Lóssio, como expositores. O tema “PROPAGANDA ELEITORAL: OS DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS E PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES FALSAS. FAKE NEWS” será o primeiro da tarde de sexta-feira, tendo início às 14h. Davi Lima assume a presidência da mesa, com Marcelo Weick como fomentador e Henrique Neves e Rodolfo Viana como expositores. Às 16h tem início a penúltima rodada de atualizações e debates com o tema “REGISTRO DE CANDIDATURA – ASPECTOS POLÊMICOS NAS ELEIÇÕES 2018”. Thiago Bomfim será o presidente de mesa, com Henrique Vasconcellos como fomentador e Luiz Fernando Pereira e Adriano Soares da Costa como expositores. A Conferência Magna tem início às 17h45 com o tema “ELEIÇÕES 2018: NOVOS DESAFIOS”. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, assume a presidência da mesa com Luciano Guimarães e Fábio Gomes como fomentadores e Tarcísio Vieira como expositor. O encerramento do Congresso Alagoano de Direito Eleitoral está previsto para às 19h30. Para participar estudantes de direito, advogados e demais profissionais devem acessar o site da OAB Alagoas no endereço www.oab-al.org.br e clicar no banner de inscrição. Imediatamente o interessado será redirecionado a página do Congresso Alagoano de Direito Eleitoral, obtendo todas as informações sobre os temas, palestrantes, dias, horário e local. Estudantes pagam R$ 50,00 na inscrição. Advogados e demais profissionais R$ 100,00.