Início » OAB Alagoas acompanha inauguração do novo IML que conta com Sala Lilás para atendimento às mulheres em situação de violência física e sexual do estado

Integrantes da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) acompanharam, nesta segunda-feira (18), a inauguração do novo Instituto Médico Legal de Maceió, localizado no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. O novo espaço conta com a Sala Lilás, voltada ao melhor acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência física e sexual do estado. A Seccional Alagoana foi representada pela vice-presidente da comissão, Anne Caroline Fidelis, e pela membro Geilda Cirino. Foram investidos mais de R$ 25 milhões na estrutura física do prédio e na aquisição de equipamentos de última geração. A nova sede, construída numa área de 3.791,70 m², fica localizada na Avenida Luiz Avelino Pereira, parte alta da capital. Nos blocos de atendimento à população e de exames em vivos, a principal novidade é a sala especial para atendimento de mulheres vítimas de crimes sexuais, que conta com mesa ginecológica e disponibiliza ultrassom colorido doppler digital para exames de ultrassonografia de abdômen e membros. A vice-presidente Anne Caroline falou da importância desse espaço que será destinado ao atendimento a essas mulheres. “Nela, além da estrutura física diferenciada, haverá uma equipe especializada neste tipo de acolhimento. Trata-se de uma grande conquista, vez que impedirá que vítima e agressor permaneçam no mesmo espaço e que a vítima será revitimizada. Muitas mulheres queixavam-se do atendimento no IML, pois sempre foi um lugar inóspito e, em muitas oportunidades, elas tinham que aguardar o atendimento defronte o agressor. A sala lilás surge para superar este grande problema”, colocou. A sala lilás foi fruto da articulação da secretaria da mulher, da secretaria de segurança, dos movimentos de mulheres, do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim) e demais órgãos, entre eles Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Tribunal de Justiça de Alagoas, que em dezembro de 2017 procederam um cooperação com o compromisso de criação da patrulha Maria Penha (lançada em abril de 2018) e da sala lilás (inaugurada hoje).