Início » Conselheira federal pela OAB Alagoas e presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor Marié Miranda recebe da ALE título de cidadã honorária

Em uma sessão solene marcada pela emoção, ocorrida nesta terça-feira (07), a conselheira federal pela Ordem dos Advogado do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal, Marié Miranda, recebeu da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o título de cidadã honorária. Familiares, amigos da vida, da Seccional alagoana, da Caixa de Assistência dos Advogados e de toda a jornada no universo jurídico prestigiaram a homenagem, proposta pelo deputado Ricardo Nezinho, que se deu em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população alagoana. Para Marié Miranda, o título de cidadã honorária de Alagoas tem um grande significado. “Receber essa homenagem foi muito importante, muito gratificante. Senti como se tivesse nascendo de novo. Agora no lugar certo, que é o meu estado de coração. Só não nasci aqui por uma circunstância maior. Nasci em Campina Grande, na Paraíba, porque minha mãe estava grávida de gêmeos, mas a minha vida toda foi em Alagoas. Aqui construí minha vida profissional e pessoal. Encontrei meus amigos, formei minha família e me tornei essa Marié Miranda. Alagoas com todas as dificuldades e mazelas é o estado que amo, está no meu coração. Eu sempre tive muito orgulho em dizer que sou alagoana e agora posso dizer de fato, de direito”, frisou a homenageada. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa e sancionado pela lei nº 7.967. “É dessa forma singela, que o Legislativo, hoje, concede essa honraria a esta paraibana de nascimento, mas alagoana em 99% de sua vida, já que chegou ao Estado com poucos meses de vida e aqui criou sua família, tornou-se uma grande profissional, o que faz com que esse seja um justo reconhecimento. Sinto-me feliz em estar outorgando tão importante honraria para uma pessoa que tanto tem contribuído para o Estado e para a advocacia. Sua atuação faz com que possamos enxergá-la como uma mulher guerreira, competente, atuante, amiga e que, por onde passa, deixa o legado de um grande profissional”, declarou Ricardo Nezinho, destacando a satisfação em prestar a homenagem à advogada. Biografia Marié Lima Alves de Miranda nasceu na cidade de Campina Grande/PB. É filha de Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda e Glória de Lourdes Lima de Miranda e gêmea de Anita Gameleira. É casada, tem um casal de filhos e duas netas. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), graduada em Administração e em Letras pelo Cesmac e fez especialização em Direito do Consumidor pela Universidade Federal de Pernambuco. Funcionária pública do Estado de Alagoas, procuradora autárquica do Departamento de Estradas de Rodagens (DER); presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (Apafal); Diretora Institucional da Associação Brasileira da Advocacia Pública (Abrap) conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por Alagoas; e atual presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB; e também faz advocacia privada em parceria com sua irmã gêmea, Anita Gameleira. Sua vida profissional sempre foi baseada em prol da defesa do consumidor, com trabalhos voluntários na OAB e Tribunal de Justiça de Alagoas desde 1997, e também em defesa da sua categoria na advocacia pública do Estado.