Início » OAB Alagoas e Caixa de Assistência dos Advogados inauguram nova Sala dos Advogados no prédio da Justiça Federal

Ampliada, ainda mais confortável e totalmente aparelhada. Essa é a nova Sala dos Advogados do prédio sede da Justiça Federal, entregue na tarde desta terça-feira (21), para a advocacia alagoana. Resultado de uma grande parceria entre Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/AL), a entrega da Sala ocorreu com solenidade que contou com a participação dos presidentes das instituições, além da advocacia que atua na área e autoridades. Ao todo, mais de 45 espaços destinados a conferir maior suporte aos advogados e advogadas foram inaugurados ou passaram por reformas desde que o programa de aparelhamento foi iniciado, em novembro de 2016. A sala conta com 12 computadores com acesso à internet, impressora e scanner, além de espaço de atendimento ao cliente. A presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, revelou que um grande desafio precisou ser superado para chegar a este momento de extrema felicidade. “Tínhamos um cronograma apertado para concluir essa obra. Com a reforma do prédio da Justiça Federal, fomos informados que perderíamos a Sala dos Advogados onde ela estava localizada e seríamos realocados, mas isso dificultaria e muito o suporte prestado a advocacia. Após um intenso diálogo, veio a boa notícia. A Justiça Federal conseguiu conciliar nosso espaço dentro do projeto. Porém, o desafio ainda se apresentava. A reforma da sede estava quase concluída e precisaríamos desenvolver o projeto da Sala dos Advogados e concluir a obra seguindo o cronograma final dos trabalhos no local. O prazo era mais do que apertado. Felizmente estamos hoje aqui, comemorando. E digo para vocês, esses esforços, e falo do prédio como um todo, foram de extrema importância para a advocacia e também para toda a sociedade. Como a falta de condições da antiga estrutura incomodava, não era um prédio adequado e isso foi motivo de grandes diálogos apresentando o pleito. Recebemos com alegria a notícia da reforma e hoje temos uma dupla comemoração. É uma conquista da advocacia e sociedade. É a prestação jurisdicional digna. E o que falar da nossa sala? Ela está linda, com todo o suporte necessário para que as advogadas e os advogados possam ter garantido o exercício da função. E a conquista não para. Iremos avançar ainda mais. Outros espaços virão. Estamos conquistando um a um. Durante dois anos trabalhamos muito apresentando projetos e pleiteando recursos. Os recursos chegaram no início do ano e conseguimos dar andamento ao que já vinha sendo planejado. Com a certeza que todos os esforços são para que a advocacia tenha a melhor estrutura”, destacou a presidente. Avanço foi a palavra escolhida pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados para comemorar a nova conquista da advocacia alagoana. “Sim, significa mais um avanço. A continuidade de um esforço diário, de muito diálogo e de uma grande parceria com a OAB Alagoas para ofertar mais dignidade e condições de trabalho a toda advocacia alagoana. Hoje, é bom ressaltar, a advocacia previdenciária é o terceiro nicho mais procurado. A estrutura precisava ser adequada. Em era de processo eletrônico, esse suporte para que os advogados e as advogadas possam peticionar, dar entrada em processos, atender um cliente é de muita importância. Mas sempre há muito mais a avançar. Em 2014 aparelhamos a Sala dos Advogados aqui da sede, essa reforma exigiu um novo projeto. Está aí, entregue a advocacia para que ela participe, cuide, informe se houver problema. Não só aqui, mas em todo estado. O programa de aparelhamento não para. Podemos afirmar que hoje o programa está 75% concluído, porque aparelhamos os espaços que já tínhamos disponíveis e que conseguimos conquistar ao longo da gestão. Continuaremos buscando o diálogo para conquistar outros espaços onde ainda não há uma Sala dos Advogados. Com a concessão do local, tamanha a eficiência do programa, em 2 ou 3 dias a sala está completamente aparelhada, já que temos equipe e material prontos. Para avançar ainda mais só precisamos dessa abertura”, frisou Nivaldo Barbosa Júnior. A Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária também prestigiou o momento, com o presidente Flávio Gilberto, o vice Jayme Canuto, e demais membros. “Essa certamente é uma grande vitória para quem milita na Justiça Federal. Uma sala maravilhosa, ampla, confortável. Considerada por muitos uma das salas mais adaptadas do país. Estão todos de parabéns por mais essa conquista. Independente ser criminalista, trabalhista, previdenciária, todas as classes estão sendo contempladas”, ressaltou Flávio Gilberto. O juiz federal diretor da Justiça Federal em Alagoas, André Carvalho Monteiro, também tomou a palavra durante a solenidade e parabenizou os esforços da OAB Alagoas e Caixa de Assistência. “É sem dúvida uma oportunidade, um local essencial para o exercício digno da advocacia. Um espaço que tem o suporte e conforto para que os advogados e advogadas realizem seu trabalho. Lidamos diariamente com um dos ramos que mais cresce. Temos um dos maiores fluxos de demandas e pessoas. É estratégico seja localizada aqui como se conseguiu. Desejo que o espaço seja muito bem aproveitado e que todos tenham muito sucesso no seu trabalho”. Os advogados e advogadas que atuam na área também foram representados na solenidade pela Associação dos Advogados Previdenciaristas. “É com imenso prazer que participamos desse momento como Associação. A Sala dos Advogados está impecável, só contribui com a advocacia previdenciária, uma das que mais cresce. Ninguém consegue crescer sem uma estrutura adequada, então só podemos parabenizar e desejar sucesso a todos”, disse o representante da AAPREV Daniel Martiniano.