Início » Comissão de Direito da Moda e Sindivest/AL realizam palestra sobre propriedade intelectual dentro da indústria da moda

Por meio da parceria entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria de Alagoas (Sindivest/AL) e Comissão de Direito da Moda (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AL), a Casa da Indústria Napoleão Barbosa recebeu a palestra Cópia vs Inspiração na última sexta-feira (15). A advogada e presidente da Comissão, Adenise Ribeiro, ministrou o evento. Esta foi a primeira ação desde que a parceria foi firmada, em fevereiro deste ano. O intuito da palestra foi analisar questões pertinentes à propriedade intelectual dentro da indústria da moda, autenticidade e identidade de marca. Os principais tópicos tratados passaram pela criação da Comissão e seus objetivos, a relação histórica entre Moda e Direito, a definição de Direito da Moda (Fashion Law), uma abordagem jurídica sobre cópia e proteção das criações no mercado da moda, apresentação de exemplos de cópias em disputas judiciais julgadas e aguardando julgamento, além de dicas para proteção das criações. Ribeiro comentou a respeito da relevância desta temática para os participantes e sobre a experiência de realizar a primeira ação que abre as portas da parceria entre o Sindicato e Comissão. “É uma forma de adquirir conhecimento acerca das consequências legais sobre a nefasta prática de reprodução não autorizada das produções de moda de terceiros. Foi uma excelente oportunidade de conversar com os associados do Sindivest sobre o Direito da Moda e a importância da proteção das atividades que desenvolvem”, disse. Ao todo, 43 participantes do segmento da moda, entre associados e não associados, estiveram presentes no evento que iniciou às 16h. Novas palestras estão sendo planejadas para levar conhecimento aos associados atendendo as necessidades do mercado. O objetivo da parceria entre as instituições é incentivar o estudo e movimentar as discussões jurídicas dentro do setor.