Início » Curso telepresencial com o tema ‘Introdução ao Bitcoin, Blockchain e Smart Contracts’ ocorre dias 18 e 20 de março

Apresentar aos participantes os principais conceitos tecnológicos relacionados com os bitcoins e os contratos inteligentes (smart contracts). Avaliar as possibilidades do uso das criptomoedas no dia a dia da economia e seus possíveis impactos nas relações empresariais e de negócios. Analisar, à luz dos princípios gerais do Direito, os desafios para a segurança jurídica nas transações envolvendo negócios com criptomoedas. Esses são os objetivos do curso telepresencial com o tema ‘Introdução ao Bitcoin, Blockchain e Smart Contracts’, que será ofertado nos dias 18 e 20 de março, pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), através da Escola Superior de Advocacia (ESA). A exposição do curso telepresencial estará sob o comando de Robson Ferreira e Marcelo Succi. No primeiro dia a programação conta com duas etapas. A ‘Parte I’ trará a introdução, expondo os conceitos básicos e o histórico do bitcoin. A ‘Parte II’ abordará as tecnologias e arquiteturas. Entendendo a blockchain e suas aplicações e o bitcoin com a mineração e as demais moedas e aplicações. Plataforma Ethereum e a moeda Ether (ETH); contratos inteligentes (smart contracts) e exemplos de aplicações descentralizadas. O programa para o segundo dia de curso telepresencial, iniciará com: ‘Parte III’ – Negócios. Abordando o que é uma carteira bitcoin: como ela funciona? Quais são os tipos de carteiras bitcoins. Aprendendo a criar uma carteira de criptomoedas: multiconta e multimoeda. As principais plataformas e aplicativos para carteira de criptomoedas. As principais exchanges de bitcoins brasileiras. Como pagar em bitcoins. Como receber em bitcoins. Na finalização do curso a abordagem programada é: ‘Parte IV’ – Jurídico e regulatório. Tratando sobre a visão geral sobre a regulamentação internacional das criptomoedas. Principais modelos brasileiros de autorregulamentação. Projeto de Lei nº 2.303/2015. Orientação CVM e Banco Central do Brasil. Fundamentação e reflexos jurídicos das criptomoedas. Crowdfunding via initial coin offering (ICO – oferta inicial de criptomoedas). Advogadas e advogados, além de estudantes e público em geral interessados no curso, devem realizar suas inscrições na sala da ESA, localizada na sede da OAB Alagoas. O valor da inscrição para estudantes é de R$20, para a advocacia, R$40 e público em geral R$60. Mais informações podem ser obtidas nos contatos das da ESA: (82) 3023-7180 e 99309-6637. Todas as aulas são telepresenciais e ofertadas através de parceria da ESA com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), a Escola Nacional de Advocacia (ENA), o Conselho Federal da OAB (CFOAB). Para realizar a inscrição, advogados ou estudantes devem se dirigir a sede da ESA.