Início » Sessão do Conseg na OAB Alagoas debate situação da segurança nas escolas públicas e privadas no Estado

A tragédia que deixou dez mortos na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no Estado de São Paulo, vem servindo como alerta para que órgãos, em todo país, tracem estratégias que garantam a segurança de estudantes nas unidades de ensino. Em Alagoas, este foi um dos temas debatidos durante a sessão ordinária do Conselho Estadual de Segurança (Conseg) que, nesta segunda-feira (25), ocorreu na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). A temática traz uma grande preocupação para a instituição, conforme explica o presidente Nivaldo Barbosa Júnior. “Esse assunto precisa de total atenção dos órgãos públicos. Durante a sessão do Conseg, que pude acompanhar, o Batalhão de Polícia Escolar apresentou algumas ações de prevenção que já estão sendo implantadas. Nossa instituição possui a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente e este assunto também vem sendo abordado junto ao presidente. Vamos seguir dialogando com os órgãos para garantir não presenciarmos mais cenas de terror como as que vimos na escola de São Paulo”, colocou. A sessão do Conseg ocorreu na seda da instituição, que vem buscando estreitar relações seja com os órgãos do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, assim como diversas entidades, reafirmando seu compromisso na defesa da cidadania e dos direitos garantidos na Constituição Federal. A abertura da sessão foi acompanhada pelo presidente da Ordem, Nivaldo Barbosa Júnior, e pelo vice-presidente, Vagner Paes. Para o gestor da Seccional Alagoana, receber a sessão do Conselho Estadual de Segurança é mais uma maneira de demonstrar o interesse da Ordem nos temas voltados à sociedade, como também manter o diálogo e estreitamento das relações com o Poder Executivo. “O Conseg é um colegiado importantíssimo pelas temáticas abordadas e tem trabalho essencial, que vem desenvolvendo diante da segurança pública. A OAB Alagoas tem representação no órgão e busca desempenhar seu papel de forma plena, na defesa dos direitos dos cidadãos. Segurança Pública é uma questão delicada, que precisa de atenção especial e sempre estaremos de portas abertas para receber todos os integrantes do órgão e contribuir de todas as maneiras pelos avanços e na defesa da cidadania”, colocou o presidente. O presidente do Conseg, Cacá Gouveia, agradeceu o apoio da instituição, durante a sessão. “Fundamental essa aproximação do conselho com as instituições e entidades que o integram e a Ordem é uma delas. Agradecemos à presidência por estar ao lado do Conselho e fazer parte das importantes discussões”, acrescentou. O representante da Ordem no Conseg, advogado Marcus Lacet, também ressaltou o papel da instituição no colegiado. “A segurança pública merece atenção de todos os órgãos do estado e a OAB Alagoas como instituição que defende, não apenas a advocacia, mas o estado democrático de direito, tem realizado um grande trabalho com este cunho. Como representante da Ordem no colegiado, sempre estamos atentos a todas essas questões que envolvam o direito à segurança de qualquer cidadão. Agradecemos toda diretoria da Seccional Alagoana por abrir as portas e nos receber. Sem dúvida, este é um grande momento para nossa instituição”, finalizou Marcus Lacet. O Conseg deve seguir com as sessões ordinárias também sendo sediadas em outros órgãos que o integram, como Ministério Público, Polícias Militar e Civil, dentre outros.