Início » Presidente recebe advogada fundadora de associação de apoio à mulheres vítimas de violência

• Sem categoria

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Júnior, recebeu a advogada Júlia Nunes, fundadora da AME, Associação de apoio a mulheres vítimas de violência. Na oportunidade, foram discutidas parcerias e ações que a instituição estará desenvolvendo para apoiar a entidade. A importância de entidades como a AME foi destacada pelo presidente Nivaldo Barbosa. “Essa iniciativa vem para auxiliar tantas mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, não apenas a sexual. Importante passo para que elas encontrem uma mão amiga e sejam incentivadas a continuarem denunciando esses tipos de crimes que percebemos vir crescendo ano após ano. A denúncia é a melhor arma para essas mulheres, que apesar de terem essa consciência, calam-se por medo. A OAB estará junto com a AME nessa causa, apoiando as ações que serão implantadas”, colocou. A associação sem fins lucrativos visa, principalmente, acolher mulheres vítimas de violência. Segundo Júlia Nunes, esse trabalho teve início há três anos com atendimento jurídico. “As mulheres vítimas de violência e que queriam denunciar nos procuravam para ter esse auxílio. Com o tempo, as atividades foram crescendo e percebemos que não era apenas o atendimento jurídico a necessidade delas. Hoje, diversos profissionais estão conosco, engajados nesta causa”, explicou. O trabalho voluntário de advogadas e advogados também é acompanhado por psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, odontólogos, além de outros profissionais da área da saúde. “A violência acaba trazendo grandes prejuízos para a autoestima da mulher, elas carregam marcas na alma e no corpo. Nossos atendimentos médicos na parte de estética também buscam minimizar essas marcas, para trazer de volta a autoestima”, reforçou Júlia Nunes. A advogada ressaltou ainda a importância da OAB Alagoas como parceira da associação. “A OAB é uma instituição de credibilidade e vem se juntar a nós e outras instituições que apostam no nosso trabalho e têm essa consciência de que as mulheres vítimas de violência precisam desse apoio. Elas se tornam vulneráveis e esse apoio que a AME presta vem ajudara a elas no recomeçar da vida”. A OAB Alagoas estará atuando na assistência a essas mulheres, com atendimento jurídico. “Vamos juntos abraçar essa causa e buscar com novos advogados a parceria para que de forma voluntária possam contribuir com a associação. Nossa sede histórica no Centro de Maceió é um lugar de fácil acesso e a ideia é que esses atendimentos possam ocorrer no prédio. Já fazemos o trabalho de atendimento ao público com algumas comissões, como Direito do Consumidor e Direitos Humanos e queremos sim ampliar. A OAB desta forma segue cumprindo seu papel social e de defender o cidadão alagoano”, concluiu o presidente da Ordem, Nivaldo Barbosa Júnior.