Início » Cesmac vence III Concurso do Júri Simulado da OAB-AL

Cesmac vence III Concurso do Júri Simulado da OAB-AL

A final do III Concurso do Júri Simulado, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, aconteceu nesta sexta-feira (23). A grande vencedora foi a equipe do Centro Universitário Cesmac. Com a vitória, os vencedores foram selecionados para participar do Torneio Nacional, em Brasília, no fim deste ano. Em segundo lugar ficou a equipe da faculdade Estácio e em terceiro, a equipe da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os confrontos iniciaram no dia 16 deste mês e contaram também com a participação da faculdade Fama, Facima, FRM, Uninassau e Seúne. De acordo com o organizador da atividade e Secretário-Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), o advogado Ronald Pinheiro, a simulação proporciona uma vivência prática para o estudante de direito, fazendo com que ele tenha a experiência de aspectos importantes no Tribunal do Júri. “O júri atingiu a melhor das expectativas. Nós temos um dever pedagógico e com o Tribunal do Júri Simulado cumprimos esse dever. Certamente, vários estudantes conseguiram crescer e sonhar em ser advogado. Além disso, cumprimos o papel social com esta atividade. Foram mais de 450 kg de alimentos e cerca de 150 latas de leite arrecadados, que serão doados para instituições de caridade. O Diretor da Escola Superior de Advocacia, Henrique Vasconcellos, destacou a importância da iniciativa. “Essa atividade é muito significativa, uma vez que oito faculdades de Direito se inscreveram e participaram efetivamente. O próximo passo é o Concurso Nacional de Júri Simulado e eu tenho certeza que Alagoas será muito bem representada”, afirmou Vasconcellos. Para o Presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., é com muito orgulho que a Ordem realiza o júri simulado. “Esses estudantes estão trilhando o caminho que levará a direcionar a vida de deles à ética, compromisso e dedicação com a advocacia. Vivenciaram uma situação que irá se repetir por anos, afinal, eles são o futuro da advocacia”, afirmou o presidente. O Júri Simulado é uma iniciativa da seccional alagoana, que foi adotada pelo Conselho Federal. Ele tem como objetivo estreitar a relação entre teoria acadêmica e prática jurídica real, possibilitando ao profissional em formação o contato com os casos ocorridos que são competência do Tribunal do Júri. Além disso, cultiva e incentiva o espírito do embate jurídico aos estudantes, desenvolvendo, assim, o exercício do contraditório.