Início » Comissão participa de ação que apurou denúncia em abrigo de animais

Comissão participa de ação que apurou denúncia em abrigo de animais

A Comissão do Bem Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) esteve em uma ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Vigilância Sanitária e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), apurando uma denúncia de animais em situação de sofrimento (sem alimentos, medicamentos e tratamento) em um abrigo de animais, no bairro do Prado. De acordo com a presidente da comissão, Rosana Jambo, a ação foi acompanhada pelas membros da comissão, Adriana Alves e Romina Duque Porto, que afirmaram que funcionários do abrigo impediram a entrada da equipe da Vigilância Sanitária. “Na parte externa, no lixo do abrigo, foi encontrado descarte irregular com resíduo biológico, sem serviço adequado de coleta, fezes, fraldas usadas, soro, agulhas, vermes, larvas e moscas. Além do forte odor de podridão reclamado por vizinhos e de funcionários e alunos de uma Escola Municipal vizinha ao abrigo”, disse. Rosana Jambo ainda completou. “Obstruíram o trabalho dos entes envolvidos e não permitiram a averiguação da denúncia de maus tratos. A vigilância sanitária, o CRMV e o CCZ irão notificar e autuar o abrigo. Ressalte-se que não pedimos para entrar no local, a ação de entrada era da Vigilância que foi impedida de realizar seu trabalho, inclusive com poder de polícia. Só acompanhamos em virtude do bem estar desses animais e até ajudar com o que fosse possível (ração em caráter imediato e retirada de animais pelo CCZ para serem distribuídos em outros abrigos)”, concluiu.