Início » Acessibilidade: Estacionamento da OAB-AL é o 1º do estado a disponibilizar vaga reservada para autistas

Promover em condições de igualdade o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando a inclusão social e cidadania, são orientações presentes na Lei Brasileira de Inclusão. É com base nesta lei que o estacionamento da sede principal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, localizada em Jacarecica, passa a ser devidamente adequado ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, além de ser o único a ter espaço reservado para autistas. São duas vagas destinadas para deficientes físicos, sete para idosos e duas para autistas. De acordo com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Elias Ferreira, o estacionamento da Seccional alagoana é o primeiro do estado com vaga destinada à autistas. “O diferencial do nosso espaço é a inclusão das deficiências intelectuais, com a vaga destinada à autistas, coisa que não existe nos outros estacionamentos. Espero que possamos ser referência para os demais, pois somos o único devidamente adequado ao Estatuto”, afirmou o presidente da comissão. Para o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., a Ordem se preocupa com a inclusão de pessoas com deficiências físicas ou intelectuais e busca mecanismos para que a acessibilidade seja uma realidade. “É muito importante que a gente consiga realizar de fato inclusão aqui no nosso espaço, servir de exemplo, e trabalhar, através das nossas comissões, para lutar por uma sociedade mais inclusiva. Espero também que essa sinalização sirva de alerta, e lembre aos demais motoristas, que estacionar em vagas reservadas é proibido e afeta a vida de muitas pessoas que realmente precisam dessa facilitação”, explicou o presidente. As novas placas de sinalização foram adquiridas pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-AL). Em breve, os demais estacionamentos da OAB-AL também contarão com as vagas reservadas.