Início » OAB Alagoas toma posse no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

OAB Alagoas toma posse no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

A prefeitura de Maceió instituiu, na manhã desta segunda-feira (21), de forma oficial, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que contará com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). A solenidade, com a presença do prefeito Rui Palmeira, foi prestigiada pelo vice-presidente da instituição, Vagner Paes. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá. Na ocasião, foram empossados 36 membros, entre titulares e suplentes, representantes do Poder Executivo Municipal, do setor produtivo e das instituições de ensino superior. O Conselho possui natureza deliberativa, consultiva e propositiva, e tem o objetivo de formular, propor e acompanhar estratégias e ações para promoção da ciência, tecnologia e inovação, bem como políticas de captação e alocação de recursos. “Este é um passo muito importante na área. É a política de inovação tecnológica na prática. A tecnologia está aí e precisamos fazer uso dela para facilitar a vida da sociedade, buscar soluções para a cidade. Estamos muito felizes em ver o Conselho ganhar vida e ter representatividade da OAB Alagoas”, ressaltou Vagner Paes. A instituição do CMCTI está de acordo com a Lei de Inovação de Maceió, Lei n° 6.902, de 26 de junho de 2019, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os conselheiros, estão as representantes da OAB Alagoas: Nathália Fernanda Lopes, como titular, e Branca Alves Miranda, como suplente. “Certamente é uma iniciativa inovadora e já contamos com algumas missões. Seremos os responsáveis pela edição do prêmio Nova MCZ, que, além de outras ações, irá reconhecer iniciativas de inovação educacional e gerir o Fundo de Inovação”, frisou Nathália Fernanda Lopes. “O papel do Conselho é extremamente importante. A ideia é aumentar os canais de comunicação e, principalmente, reduzir o tempo para se resolver os problemas na área de tecnologia. Isso resultará em muitos avanços na área. Estaremos sempre à disposição para cumprir esta missão”, pontuou Branca Alves. Veja os membros do Conselho: Membros 1 – Gabinete de Governança (GGOV) Íria Rocha Cavalcante de Almeida (membro titular); Arypuanã Capuxy Santiago (suplente); 2 – Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) João Geraldo de Oliveira (titular); José Eduardo Santana (suplente); 3 – Secretaria Municipal de Economia (SEMEC) Gilberto Neves Pinto Meister (titular); Manoel Messias Ferreira da Costa (suplente); 4 – Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (ARSER) Rodrigo Borges Fontan, (titular); Ana Carolina Beltrão (suplente); 5 – Procuradoria-Geral do Município (PGM) Diogo Silva Coutinho (titular); Rodrigo Albuquerque (suplente); 6 – Câmara Municipal de Maceió Samyr Malta (titular); José Márcio de Medeiros (suplente); 7 – Associação Comercial de Maceió Ibsen Mateus Bittencourt (titular), substituído em sua ausência por Lucas Mikie Omena (suplente) Associação Comercial de Maceió; 8 – Sistema Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio); Telma Maria Ribeiro (titular); Felipe Falcão, (suplente); 9 – Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) José da Silva Nogueira (titular); Eliana Maria de Oliveira (suplente); 10 – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas (Sebrae/AL) Marcos Antônio da Rocha (titular); Ronaldo de Moraes (suplente); 11 – Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática Regional de Alagoas (ASSESPRO/AL) Jean Paul Torres, (titular), substituído em sua ausência por João Luiz Quintiliano (suplente); 12 Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Eliana Silva de Almeida (titular); André Luiz Lins (suplente); 13 – Centro Universitário Tiradentes (UNIT) Bruno Rodrigues Bessa (titular); Daniela do Carmo (suplente); 14 – Centro Universitário Cesmac Jessé Marques da Silva (titular); Mayara Andrade (suplente); 15 – Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) Pedro Tenório Mascarenhas Neto (titular) substituído em sua ausência por Mmiquelysson Meira Lins (suplente); 16 – Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Eunice Palmeira da Silva (titular); Álvaro José de Oliveira (suplente); 17 – Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) Nathália Fernanda Lopes (titular); Branca Alves Miranda (suplente); 18 – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) Fábio Guedes Gomes (titular); João Vicente Ribeiro , membro (suplente).