Início » Dia Mundial da Criança: Adolescente assume simbolicamente cargo de vice-presidente da Comissão do Direito da Criança e Adolescente da OAB-AL

Em alusão ao Dia Mundial da Criança, em parceria com a UNICEF, a Prefeitura de Maceió ganhou representantes mirins por um dia. Nesta quinta-feira (21), a adolescente Rayllane Miguel Ferro Silva assumiu, simbolicamente, o cargo de Vice-Presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, cargo que é ocupado pela advogada Ruthleia Barbosa. A ação acontece em todo o mundo para comemorar a data. As crianças e adolescentes, ao longo do dia, realizam atividades junto aos gestores. Participam da ação representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições da rede de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nesta edição, o apelo global é a celebração dos 30 anos da convenção dos direitos da criança. Para a representante mirim da Comissão da OAB-AL, Rayllane, de 15 anos, a ação foi importante para que os jovens possam entender como funcionam as estratégias e planejamentos das ações em favor das crianças e adolescentes. “Às vezes as pessoas falam que o Governo não está trabalhando, mas foi muito legal ver que têm pessosa trabalhando e pensando em tudo para tentar fazer dar certo. Tem pessoas que se preocupam, que lutam pela gente”, disse a adolescente, que foi escolhida para participar da ação pela diretoria da escola em que estuda. Após a posse simbólica, Rayllane, acompanhada pela vice-presidente Ruthleia, vivenciou as atividades da Comissão, participando de uma reunião no Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente e conhecendo a sede da OAB Alagoas em seguida. Depois, os representantes mirins irão participar de uma audiência pública para apresentar suas opiniões e necessidades que eles enxergaram. “Eu achei o dia incrível. Participar dessa ação desabrochou o que já existia na minha cabeça. Achei incrível cada trabalho, como eles lidam com cada problema da vida da criança e do adolescente. Nós jovens vamos ocupar o cargo deles amanhã. É muito importante para a gente a gente possa explorar o meio político, enxergando as pessoas que dão voz à sociedade e entendendo quem a sociedade escolhe para representar”, disse.