Início » Santana do Ipanema recebe centenas de participantes no III Encontro da Advocacia do Sertão

Santana do Ipanema, o principal município do Sertão de Alagoas, foi escolhido mais uma vez para ser palco do III Encontro da Advocacia do Sertão, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, nos dias 8 e 9 de novembro. O evento, que já está na terceira edição, contou com a presença de centenas de estudantes e operadores do Direito do Sertão. Para o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., a Ordem se faz presente no Sertão para diminuir a distância entre a Seccional e as subseções. “Queremos abraçar cada estudante, cada advogado, cada operador do Direito dessa região. Nós temos trabalhado muito, e o momento é exatamente para isso, trabalhar e acreditar. A Ordem luta por justiça e é por isso que nós estamos aqui, trazendo alguma colaboração, para reconhcer o sacrifício do nosso povo poeta, trabalhador e guerreiro. A iniciativa do Encontro é muito valorosa, que iniciou em um projeto modesto, e tenho orgulho que tenha tomado essa dimensão e que cresça a cada edição”, destacou o presidente da OAB-AL durante a abertura do evento. O evento contou com mais de 20 renomados palestrantes, que abordaram temas de relevância para o Direito atual em painéis. Na sexta-feira (8), Raquel Bezerra e Ailton Jr. ministraram a palestra que teve como temática “O ativismo judicial frente à legislação simbólica”. Em seguida, “A lei de abuso de autoridade” foi o tema da palestra ministrada pelo Secretário Geral da OAB-AL, Leonardo de Moraes, a advogada Minghan Chen e Alfredo Rangel. O segundo dia contou com cinco painéis. O Diretor da Escola Superior da Advocacia de Alagoas, Henrique Vasconcelos, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Gustavo Callado e o advogado João Lobo, comandaram o debate sobre Direito Eleitoral e as eleições de 2020, abordando subtemas como voto distrital, arrecadação e gastos de campanha, publicidade eleitoral e fake news. A advogada Gislaine Migliati foi a responsável pelo painel sobre “Direito Processual e Novas Tecnologias”. A Conselheira Federal por Alagoas, Ana Kilza Patriota e o advogado Alessandro Lemos ministraram palestra sobre “A lei da liberdade econômica na advocacia trabalhista”. Em seguida, o “Projeto de Lei Anticrime” foi colocado em pauta pelo Secretário Geral da ESA-AL, Ronald Pinheiro, o advogado Hugo Trazola e o juíz Rosmar Antonni. Já o painel sobre “O poder judiciário: modernidade e prestação juriscidional”, contou apenas com mulheres. As palestras foram ministrada pela Presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional, Marié Miranda, a presidente da Comissão de Propriedade Intelectual, Branca Alves e a presidente da Comissão de Juizados Especiais, Andrea Feitosa. Encerrando a programação do evento, o advogado paraibano Alfredo Rangel falou sobre “Desafios e perspectivas da advocacia cível”, em mesa presidida pela também Diretora Tesoureira da OAB-AL, Marié Miranda. O presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e organizador do evento, José Marques, afirmou que o evento simboliza uma grande confraternização da advocacia, juntando a palestras que abordam temas e problemáticas que atinge diretamente a atuação do advogado no Sertão. “Escolhemos os palestrantes a partir de temáticas específicas, com experiências que cada um detém. As palestras foram ministradas por professores de renome do Nordeste e do Brasil, que trouxeram um olhar ainda mais denso para esses temas, contribuindo para a formação para os operadores do Direito dessas comarcas. Com esse evento, a OAB mostra sua intenção em estar cada vez mais presente no interior e sertão, descentralizando os assuntos da Seccional e englobando todos advogados e advogadas alagoanos”, disse.