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OAB Alagoas recebe Equatorial para entender cenário do fornecimento de energia no Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), recebeu, nessa quinta-feira (06), representantes da Equatorial Energia Alagoas. O encontro foi de iniciativa da empresa, com o objetivo de apresentar esclarecimentos sobre as reclamações da população sobre trocas de medidores, suspensão de fornecimento de energia e aumento nas contas, além de entender quais os investimentos feitos pelo Grupo Equatorial desde que assumiu a concessão no estado na segunda quinzena de março de 2019. “Precisávamos entender o cenário atual do fornecimento de energia elétrica. Saber dos avanços e da possibilidade da correção das falhas que possam existir. Recebemos o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares e a gerente do jurídico da Equatorial, Karine Morais, que passaram para a gente um panorama desses investimentos em obras, manutenção e renovação do sistema elétrico que vão desde a construção de subestações a troca de conectores de redes. Eles também responderam alguns questionamentos que chegaram até a OAB Alagoas e que vão ser discutidos também durante audiência pública, no próximo dia 13, às 17h, aqui na instituição. Na verdade, essa foi uma conversa prévia, para que a gente pudesse entender melhor e avançar nas deliberações da audiência”, frisou o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr. A Equatorial apresentou aos representantes da OAB que em 2019 foram entregues para os alagoanos os Sistema de Coruripe e Girau do Ponciano que levam energia de qualidade para a região. Este ano será entregue a subestação de Serraria, com a expectativa de beneficiar mais de um milhão de pessoas em Maceió, especialmente na parte alta da cidade. Também há a previsão de conclusão da obra da subestação de Paripueira, com o objetivo de fortalecer o fornecimento de energia no litoral norte do estado, impactando principalmente no setor turístico da região. Sobre as reclamações de aumento no valor da conta feita pela população, o presidente da Equatorial explicou que uma das razões estaria no fato de que entre os meses de dezembro e março, com a chegada do verão, período mais quente do ano, há um aumento natural no consumo de energia em todo o país. “O calor faz com que os aparelhos elétricos como ar-condicionado e geladeira utilizem mais o motor para manter a temperatura e o pleno funcionamento do equipamento. Com o tempo mais quente, e o fato do verão coincidir com o período das férias escolares, pode haver mudança no hábito e também podem contribuir para o aumento no consumo de energia nesse período. É nessa época que os brasileiros mais sentem o impacto da conta de luz no orçamento total”. Já sobre a suspensão do fornecimento, Humberto Soares destacou que a partir de uma conta em atraso já é possível ter o fornecimento de energia suspenso pela distribuidora. Porém, antes da suspensão, é enviado um reaviso de débito para os clientes e o prazo de 15 dias para suspensão de fornecimento. Para os clientes cadastrados na Equatorial na Tarifa Social, o prazo do reaviso é de 30 dias. O presidente da Equatorial também comentou sobre as trocas de medidores que estão sendo realizadas dentro da Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que rege o setor elétrico, deixando a critério da distribuidora substituir os medidores, padrões de aferição e demais equipamentos de medição. “A Equatorial apontou que nas trocas de medidores realizadas foi identificado que em muitos casos, os clientes estavam com medidores parados há meses ou há anos e que nessa situação apenas o custo de disponibilidade (taxa mínima) estava sendo cobrado. Com a mudança do equipamento, segundo a distribuidora, é esperado um acréscimo no valor da conta. Todos esses pontos, questionamentos e também os investimentos, serão apresentados na audiência para que possamos discutir com a sociedade”, finalizou o Nivaldo Barbosa Jr.