Início » Primeira sessão virtual com sustentação oral é realizada através de videoconferência

Advogados e advogadas participaram da primeira sessão com sustentação oral virtual do Tribunal de Justiça de Alagoas, através de videoconferência, realizada pela 2ª Turma Recursal da 1ª Região. Os advogados participantes contaram com o apoio do setor de Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas. Fizeram sustentação oral a advogada Clarisse Xavier e os advogados João Henrique Medeiros, Everaldo Prado Júnior e Jadilson Aurélio Rocha. A sessão foi presidida pelo magistrado Sérgio Wanderley Persiano, tendo na composição os magistrados João Dirceu Soares Moraes e Helestron Silva da Costa. A sessão contou também com a participação do Secretário das Turmas Recursais da 1ª Região, Michael Assumpção Couto. Durante a sessão foram julgados 150 recursos inominados. Para o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., o momento é de inovar e criar soluções para que o judiciário possa continuar em andamento durante a pandemia. “Essas iniciativas, que estão sendo bem executadas, são muito importantes neste momento em que estamos passando, de enfrentamento ao Covid-19. Trabalharemos juntos, mesmo que de forma remota e com segurança, para que a Justiça não pare em Alagoas”, afirmou o presidente. O juiz Helestron Costa salientou que a experiência da sessão por videoconferência foi exitosa e sem falhas, sendo elogiada pelos advogados presentes. “A experiência foi ótima, melhor que o esperado. A parte técnica funcionou perfeitamente bem, não tivemos atrasos. Os advogados elogiaram a iniciativa do Tribunal, de viabilizar a sustentação oral. Elogiaram também a praticidade do sistema, de poderem estar de casa ou escritório fazendo as sustentações. Cada um dele teve 10 minutos para a sustentação, como é previsto no ato normativo”, disse. A sessão virtual acompanha o desempenho da Justiça de Alagoas no teletrabalho. O Tribunal de Justiça de Alagoas, está entre as dez cortes estaduais que mais proferiram decisões no regime de teletrabalho, de acordo com a instituição. De acordo com o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), O TJ-AL ficou em oitavo lugar, com 78.345 decisões no total, durante o período de 16 de março a 12 de abril.