Após a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) solicitar ao Governo do Estado de Alagoas providências para permitir mais transparência em relação às contratações e aquisições durante o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), o Estado ampliou as informações disponibilizadas no site do Portal da Transparência. [No site (transparencia.al.gov.br/despesas/covid19),](http://transparencia.al.gov.br/despesa/covid19/) constam os valores totais empenhados no combate ao Covid-19 em Alagoas, divididos categorias e órgãos, sendo eles a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria do Estado de Comunicaçãp (Secom) e o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas. Além disso, o Governo também divulgou uma categoria com as despesas gerais relacionadas ao Covid-19, como material de distribuição gratuita, serviços terceirizados, material de consumo, equipamentos e materiais permanentes, rateio pela participação de consórcio público, obras e instalações. Em ofício, encaminhado no último mês, a Ordem solicitou a disponibilização dos gastos em canal de fácil acesso, onde o cidadão possa acompanhar o andamento das compras públicas. Com o requerimento, a OAB-AL visa trazer o cidadão para a fiscalização e auxílio no levantamento de preços de insumos necessários, indicando ao Governo, quando for necessário, pontos de melhoria para o complexo processo de aquisição de insumos para manter os órgãos responsáveis pela saúde do cidadão funcionando sem gerar prejuízos. “Por meio do aumento da transparência, podemos utilizar de forma cada vez mais eficiente as ferramentas disponíveis para trazer o cidadão ao cumprimento de sua responsabilidade ativa de fiscalização do bem público. A OAB-AL entende que o momento é de união de todos e todas para combater ao inimigo invisível”, cita o ofício.