Início » OAB-AL participa de lançamento da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca

OAB-AL participa de lançamento da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca

O combate à violência contra a mulher ganha um importante reforço no Agreste alagoano. Foi inaugurada nesta segunda-feira (31), a Patrulha Maria da Penha em Arapiraca. Um pleito da Subseção de Arapiraca da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), que contou com o apoio do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Polícia Militar. Vinculada ao 3º Batalhão da Polícia Militar, a Patrulha conta com 12 policiais militares. Inicialmente, vão atuar na fiscalização de medidas protetivas, mas a ideia é ampliar o horário de atuação da guarnição para melhor combate ao crescimento da violência doméstica na cidade. Para o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., os números de caso de violência doméstica cresceram durante a pandemia e isso acendeu um alerta na Ordem. “Buscamos diálogo com a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas para a implantação da Patrulha Maria da Penha também no interior, visando os resultados positivos que foram apresentados com a implantação em Maceió”, disse o presidente. A presidente da Comissão da Mulher Advogada de Arapiraca, Paula Tainá, reforçou a importância da iniciativa em Arapiraca, que visa proteger e apoiar a mulher vítima de violência doméstica. “As mulheres que já obtiveram as medidas protetivas de urgência terão uma segurança maior no que se refere a fiscalização. Isso também encoraja as mulheres, que porventura, precisem solicitar medidas protetivas. O apoio multidisciplinar foi fundamental para que esse sonho se tornasse possível em nosso município, a atuação do Polícia Militar em Arapiraca, por meio do coronel Palmeira e da capitã Priscilla Cavalcante serão fundamentais na efetividade da implantação do serviço”, disse a presidente. O presidente da Subseção de Arapiraca, Daniel Fernandes, salientou a colaboração do Tribunal de Justiça de Alagoas para a implementação do projeto. “O TJ-AL, por meuo do juiz Alexandre Machado, também exerceu uma grande colaboração na disponibilização de uma sala para receber os Policiais Militares que vão coordenar a Patrulha Maria da Penha em Arapiraca. É uma grande conquista para as mulheres e reforço que vamos continuar buscando o melhor para a sociedade do Agreste alagoano. Essa é uma das vertentes da OAB e precisamos defender os interesses da sociedade”, afirmou. A presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB-AL, destacou a relevância dessa iniciativa no momento de pandemia, para que a mulher tenha o acompanhamento e fiscalização das medidas protetivas, através do atendimento da PMP. “O objetivo é que os índices de violência contra mulher diminuam também em Arapiraca, através desse brilhante trabalho realizado de forma conjunta entre as entidades envolvidas, com respeito, organização e muita responsabilidade em prol das mulheres do nosso estado”, colocou.