O dia 20 de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. A data, que faz menção ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes anti-escravagistas, tem como objetivo trazer como reflexão a importância da cultura africana para a construção do nosso país. No entanto, apesar dos avanços, o preconceito ainda existe e impacta vidas negras todos os dias.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) lançou a campanha Vidas Negras: Faces da Desigualdade Social. A campanha faz parte de uma ação das Comissões de Direitos Humanos e de Promoção de Igualdade Social, e foi realizada através das redes sociais por uma semana.
O material informativo contém dados sobre a violência contra negros, racismo, intolerância com religiões de matriz africana e falta de oportunidades para pessoas pretas. O presidente da Seccional alagoana, Nivaldo Barbosa Jr., explica o objetivo da campanha e defende a promoção de ações em favor da igualdade. “A campanha visa, sobretudo, conscientizar a população a partir dos dados oficiais que coletamos. A OAB-AL tem como objetivo fazer uma verificação sobre os fatores que mais impactam a vida de pessoas negras. Queremos trazer esses números para a população e trabalhar a consciência em favor da igualdade. Nossas comissões já realizam o trabalho de forma contínua, promovendo ações, recebendo demandas e fazendo os encaminhamentos”, pontua Barbosa Jr.
[Clique aqui para acompanhar conferir os dados.](https://www.instagram.com/oabalagoas/guide/vidas-negras-faces-da-desigualdade-social/18143986045109660/?igshid=1l989dvtwkiyv)