O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr., participou da cerimônia de lançamento do aplicativo Fica Bem, idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento aconteceu nesta segunda-feira (23), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
O aplicativo tem como objetivo facilitar a realização de denúncias sobre violência sexual contra vulneráveis, reduzindo a subnotificação das denúncias em Alagoas. Com um sistema de fácil acesso, é possível realizar as denúncias por meio do próprio aplicativo, além de poder acionar diretamente a Polícia e a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual de Alagoas (Ravvs/AL).
“A violência sexual contra mulheres e crianças ocorre e é subnotificada em nosso estado. Diversos pontos contribuem para a falta de notificações desses casos. No entanto, é através de iniciativas como essas que os crimes podem ser identificados e combatidos. A Ordem apoia essas iniciativas e ressalta a importância para que esses crimes possam diminuir”, pontuou Barbosa Jr.
Segundo dados da Secretaria, de janeiro a outubro desta ano foram denunciados e computados 561 casos envolvendo abuso sexual em Alagoas. O aplicativo ficará disponível para a população a princípio no sistema Android e, em seguida, estará disponível também no sistema IOS.